
A produção de veículos realizada no acumulado do ano até abril chegou a 811 mil unidades, 6,7% maior do que aquela verificada no mesmo período do ano passado.
Esse volume, segundo a Anfavea, a associação das fabricantes com produção local, é o maior para o período desde 2019.
O aumento da produção, segundo Igor Calvet, presidente da entidade, se deu por conta do aumento dos embarques de veículos nacionais ao mercado argentino.
Para o país a vizinho foram enviados no quadrimestre mais de 95 mil veículos, volume que representou uma alta de cerca de 150% ante o volume embarcado no quadrimestre de 2024.
Produção de veículos leves e de ônibus cresceram
Do total produzido no quadrimestre, 603,6 mil unidades corresponderam aos modelos de automóveis. O resultado foi 6,2% maior do que no quadrimestre do ano passado.
A produção de caminhões chegou a 42,7 mil unidades, volume que superou em 4,3% aquele produzido pelas montadoras nos quatro meses do ano passado.
A produção de chassis de ônibus, por sua vez, somou 10 mil unidades no acumulado do ano até abril. O volume superou em 8% aquele visto em igual período em 2024.
Apenas em abril, a produção total de veículos realizada no país somou 228,2 mil unidades, 2,8% a mais do que em abril do ano passado e 20% a mais sobre a produção de março.
Nível de emprego nas montadoras aumentou
O nível de estoque em abril chegou a 254 mil veículos, o equivalente a 36 dias de vendas. O volume, segundo a Anfavea, é considerado normal.
Já o nível de emprego no setor chegou a 109,5 mil trabalhadores nas montadoras, 7,5 mil a mais do que em abril do ano passado.
