
O setor de motocicletas teve mais um mês positivo e de recordes. A produção de motos em agosto no Polo Industrial de Manaus (PIM) foi a melhor do ano e, de quebra, a melhor para o mês desde 2011.
Segundo dados da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes do setor, foram 185.952 unidades feitas na capital amazonense, Número 13% superior ao mesmo mês do ano passado e 32% maior do que o verificado em julho.
No acumulado do ano, mais números positivos. A produção de motos atingiu 1,32 milhão de unidades, alta de 12,5% na comparação com janeiro-agosto de 2024.
Produção de motos atinge o melhor nível em 14 anos
De acordo com a série histórica da Abraciclo, este é o melhor desempenho da indústria de duas rodas dos últimos 14 anos. E o terceiro melhor da história do setor para os oito primeiros meses de um ano.
“A demanda vem aumentando em todo o país. São pessoas que utilizam a motocicleta para seus deslocamentos diários ou ainda profissionalmente, como instrumento de trabalho e geração de renda”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.
As vendas também seguem a alta da produção de motos. Em agosto, foram licenciadas 185.515 motocicletas, 13,2% a mais que em agosto de 2024. Em relação a julho, contudo, houve pequeno recuo de 4%.
A média diária de vendas em agosto – que teve 21 dias úteis – foi de 8.834 motos emplacadas. No acumulado do ano, as vendas passam de 1,4 milhão, o melhor resultado da história para o período.
Exportações ainda patinam
Já as exportações tiveram queda de dois dígitos na comparação interanual. Em agosto foram enviadas 2.942 motocicletas, retração de 12% em relação a igual mês do ano anterior, mas alta de 9,8% na comparação com julho.
Na soma do ano, o volume de exportações de motos a partir do Brasil totalizam 24.232 unidades, alta de 9,3% ante o mesmo período do ano passado.
