
A produção de motocicletas realizada no primeiro trimestre do ano, no polo industrial de Manaus (PIM), foi a maior desde o primeiro trimestre de 2012, informou a Abraciclo, a associação que representa o setor na quarta-feira, 9.
Saíram das linhas instaladas na região 501,1 mil unidades, um resultado que representou alta de 14,5% ante o volume produzido em igual período no ano passado.
Já as vendas no trimestre chegaram a 474 mil unidades, 10% a mais do que no primeiro trimestre de 2024. Foi o maior resultado da história do setor no país para o período.
O desempenho do setor também foi positivo nas exportações. No acumulado do ano até março, foram embarcadas 9,6 mil unidades de motocicletas Made in Brazil, 2% a mais sobre as exportações realizadas no primeiro trimestre de 2024.
Tarifaço de Trump preocupa o setor de duas rodas
Não é apenas a indústria de automóveis e pesados que está preocupada com os reflexos do tarifaço de Donald Trump, presidente dos EUA.
O setor de duas rodas também está apreensivo, considerando que parte das exportações de motocicletas produzidas aqui tem como destino o país norte-americano.
“Todo esse tarifaço tem provocado uma série de estudos por parte das fabricantes. Existe apreensão porque ainda não sabemos se isso vai aumentar o nosso custo”, disse o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.
