logo

Renault começa a fazer unidades pré-série da Niagara na Argentina

Picape médio-compacta será lançada em 2026 para atuar em segmento liderado pela Fiat Toro
Author image

Redação AB

26 jun 2025

2 minutos de leitura

Carro-conceito da Renault Niagara foi mostrado no lançamento do Kardian

A Renault Niagara começa a virar realidade na Argentina. A fábrica da marca francesa em Santa Isabel, Córdoba, iniciou a montagem das primeiras unidades pré-série da picape médio-compacta.

A informação foi revelada pelo site argentino “Cars Drive”. A reportagem informa que quatro modelos pré-série da Renault Niagara, chamada internamente de Projeto H1312, já foram produzidos na Argentina. Agora, eles serão encaminhadas para testes no Brasil.

Ainda segundo o “Cars Drive”, a produção para valer da Renault Niagara começará entre setembro e outubro de 2025. A reportagem da Automotive Business apurou que a apresentação da picape no Brasil pode ocorrer ainda no fim deste ano, com vendas iniciadas em janeiro de 2026.

O começo da produção em série da Renault Niagara coincidirá com o fim da linha de montagem da Nissan Frontier em Santa Isabel. Em março, a planta já tinha descontinuado a Renault Alaskan, que compartilhava a base da picape média da marca japonesa.

Renault Niagara é baseada em SUV e será híbrida

A Niagara é um projeto inédito globalmente e desenvolvido pelo Centro de Design da Renault na América Latina. O modelo vai disputar a categoria das picapes médio-compactas, liderada pela Fiat Toro e onde atuam Chevrolet Montana, Ford Maverick e a própria montadora francesa, com a Oroch – que não sairá de linha, ao menos inicialmente.

A picape foi mostrada como conceito no lançamento do Kardian, em março de 2024. Ela reuniu R$ 1,9 bilhão em aportes e é baseada no futuro SUV médio Boeral, produzido em São José dos Pinhais (PR) e que será lançado agora em julho.

O modelo usará o motor 1.3 turboflex produzido pela Horse no Paraná, com câmbio automatizado de dupla embreagem.

O conjunto já equipa a versão topo de linha do Duster e vai ser usado também no Boreal. O powertrain flex ainda terá opções híbridas leves para as duas linhas.