logo

mobilidade urbana

São Paulo ganha 100 ônibus elétricos, mas eles ainda não chegam a 4% da frota

Promessa era que 20% dos coletivos seriam zero combustão até o fim de 2024; prefeito promete 600 novos veículos ainda em 2025
Author image

Victor Bianchin

24 jan 2025

2 minutos de leitura

Parte dos ônibus elétricos da BYD para São Paulo

Na última quinta-feira, 23, em evento no Sambódromo do Anhembi, a Prefeitura de São Paulo anunciou a chegada de 100 novos ônibus elétricos à frota da cidade. São 60 veículos da chinesa BYD e 40 da empresa brasileira Eletra.

Todos os veículos são nacionais, montados nas fábricas das empresas em Campinas (BYD) e São Bernardo do Campo (Eletra), ambas no estado de São Paulo.

Com isso, a frota de ônibus elétricos de São Paulo chega a 428 unidades, bem abaixo do número prometido pela prefeitura para o fim de 2024, que seriam 2.600 unidades.

Ou seja: a eletrificação só atingiu 16,4% da meta. Com os novos veículos, menos de 4% da frota total de ônibus da cidade (13 mil veículos) é elétrica, sendo que deveriam ser 20%.

Promessa é de mais 600 ônibus elétricos para São Paulo em 2025

No evento, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que a cidade de São Paulo deve receber mais 600 ônibus elétricos ainda em 2025. A prefeitura estava proibida de comprar novos veículos a diesel desde 2022, por causa de uma lei que determinava a substituição da frota por veículos não poluentes.

No entanto, em dezembro do ano passado, a Câmara Municipal da cidade aprovou um projeto de lei (PL 825/2024) que adia para 2054 as metas de redução de emissões de CO2 pela frota de ônibus da capital paulista, efetivamente voltando a permitir a compra dos modelos a diesel. O prefeito não comentou o assunto.

Os novos 100 ônibus entregues no evento ficarão divididos da seguinte maneira: 47 irão operar na Zona Oeste, sob responsabilidade da Transcap, 40 na Zona Leste, operados pela Express, e 12 na Zona Norte, operados pela NorteBuss. Um único veículo irá para a Zona Sul, operado pelo Consórcio KBPX.

Com a entrega, São Paulo passa a ter 152 ônibus elétricos da BYD (no Brasil inteiro, são 313 unidades).

O diretor de vendas de chassis e caminhões da montadora chinesa, Bruno Paiva, afirmou no evento que a empresa irá apresentar novos modelos elétricos para o mercado latinoamericano em 2025, com portes diferentes, atendendo a demandas por veículos menores (para linhas mais curtas) e maiores (para sistemas troncais).

Ele também revelou que a BYD negocia, em todo o país, a entrega de mais 250 ônibus elétricos.

Já a Eletra confirmou que tem uma encomenda de mais 20 unidades para a cidade, além das 40 que foram entregues. E que também já comercializou ônibus elétricos para outras cidades do estado de São paulo. Em breve, a empresa deve lançar oficialmente seu primeiro chassi de marca própria.