logo

Transporte

São Paulo ganha mais 115 ônibus elétricos

Evento marca também a chegada dos primeiros veículos equipados com câmeras do Smart Sampa
Author image

Victor Bianchin

07 abr 2025

2 minutos de leitura

A Prefeitura da cidade de São Paulo entregou mais 115 ônibus elétricos movidos a bateria para a frota da cidade. Com isso, a capital agora chega a 728 elétricos, sendo 527 movidos à bateria e 201 trólebus. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

Os veículos foram apresentados pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi. “Cada um desses ônibus representa a não utilização de 35 mil litros de óleo diesel por ano”, declarou ele.

Todas as unidades são equipadas com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os modelos são dos tipos Padron, de 13 e 15 metros, e Básico, e serão operados por quatro concessionárias em todas as regiões da cidade.

Nunes também disse que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo (Enel) não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens. Isso é uma referência à recente polêmica dos ônibus elétricos parados devido à falta de estrutura para seu recarregamento.

Ônibus elétricos têm câmeras inteligentes

Entre os novos elétricos estão os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Lançado em agosto de 2023, o programa consiste em instalar câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade, aumentando a segurança.

De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também serão usadas para coibir e flagrar casos de assédio sexual, além de casos de furtos, roubos e desentendimentos entre passageiros.

Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

No fim de 2024, a frota de ônibus elétricos de São Paulo havia chegado a 428 unidades, bem abaixo do número prometido pela prefeitura para o encerramento do ano, que seriam 2.600 unidades. Para 2025, a promessa é que a cidade receba pelo menos 600 unidades — em janeiro, foram entregues 100.

Atualmente, a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia.