logo

gringo

Dono do Sem Parar compra startup Gringo

Grupo norte-americano Corpay deve concluir compra ainda no primeiro trimestre de 2025
Author image

Redação AB

20 fev 2025

2 minutos de leitura

O Sem Parar assinou acordo para a compra da startup brasileira Gringo, especializada em soluções e serviços digitais para motoristas.

O negócio foi viabilizado pelo grupo norte-americano Corpay, dono do Sem Parar, e sua conclusão está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores. O processo de aquisição total deve ser encerrado ainda no primeiro trimestre de 2025.

O Gringo oferece serviços para os motoristas, que vão da verificação de documentação a pagamentos e parcelamentos de débitos veiculares. A plataforma também disponibiliza corretagem de seguro automotivo.

Atualmente, o Gringo é dos aplicativos para motoristas mais baixados nas lojas virtuais, com mais de 20 milhões de downloads. A startup atende uma média de 2,5 milhões de clientes mensais e fechou 2024 com cerca de R$ 2 bilhões transacionados em seu aplicativo.

Antes de ser adquirido pelo Sem Parar, o Gringo atraiu a atenção de vários investidores de capital nacionais e internacionais. Entre eles VEF, Kaszek, Piton Capital e Valor Capital.

Sem Parar não mudará modelo de negócio da Gringo

O Sem Parar diz que não vai realizar mudanças na identidade da marca Gringo nem na oferta de serviços realizados.

Vale lembrar que o Sem Parar também detém o controle societário da Zapay, startup com foco em consultas de documentação e pagamentos de débitos veiculares.

“A aquisição do Gringo representa um passo estratégico para consolidarmos nossa posição como o principal ecossistema de mobilidade no país. A integração do Gringo ao Sem Parar e à Zapay permitirá a criação de uma plataforma na qual motoristas poderão resolver tudo o que precisam”, afirmou Humberto Menusier, presidente de Estratégia e M&A para Brasil e EUA na Corpay.

Empresa vai fazer 25 anos em 2025

A compra da startup Gringo acontece justamente no ano em que o Sem Parar completa 25 anos em 2025.

A empresa tem mais de 7,5 milhões de tags ativas em todo o país. Atualmente, ele pode ser utilizado como meio de pagamento em 100% da malha pedagiada e em mais de 7,5 mil pontos credenciados em todo o Brasil. Esses locais incluem postos de gasolina, estacionamentos, restaurantes, lava-rápidos e condomínios residenciais e comerciais.