logo

acordo

Toyota procurou Nissan após fracasso na fusão com Honda

Empresas teriam conversado sobre uma aliança estratégica, que não acabou não indo para frente
Author image

Redação AB

19 mai 2025

2 minutos de leitura

toyota-nissan-parceria

Depois que a fusão com a Honda deu errado, a Nissan chegou perto de firmar uma parceria poderosa. A Toyota teria procurado a conterrânea em seguida logo após o acordo fracassar. O objetivo era estabelecer algum tipo de parceria estratégica.

A informação foi apurada pela publicação japonesa Mainichi Shimbun e publicada também pela Automotive News. Até agora, nenhuma das duas fabricantes de veículos comentou a informação.

No fim de 2024, Honda e Nissan assinaram memorando de entendimento para uma fusão. A conversa terminou rápido. Em fevereiro deste ano as empresas se desentenderam porque a Nissan não queria se tornar uma subsidiária da Honda.

Na época em que a potencial fusão parecia promissora, Akio Toyoda, presidente da Toyota, chegou a dizer que havia se decepcionado com a falta de planos mais objetivos de lançamento de novos produtos da Nissan.

A fabricante enfrenta sérias dificuldades financeiras e anunciou um plano estratégico para atravessar o momento crítico. Desde que o acordo com a Honda deu errado, a companhia anunciou o corte de 20 mil empregos e tem investido em acelerar seus acordos de colaboração e lançamento de produtos com Renault, Mitsubishi e com a chinesa Dongfeng.

Toyota e Nissan seria uma cooperação desafiadora

Não está claro por que o acordo entre Nissan e Toyota ainda não avançou ou se tem potencial para render frutos futuros. Ainda assim, qualquer tipo de parceria entre as duas companhias teria enorme desafio para se adequar às leis de proteção da livre concorrência. Tudo por que a Toyota é líder global em vendas e detém participação em uma série de montadoras japonesas, como Subaru (20%), Mazda (5,1%), Suzuki (4,9%) e Isuzu (5,9%).