
A Toyota conseguiu, pelo quinto ano consecutivo, ser a maior montadora do mundo. Ao longo do ano passado, o volume de vendas da montadora japonesa chegou a 10,8 milhões de unidades.
O resultado foi 1,5% inferior àquele vendido no ano passado, mas o suficiente para manter a posição de liderança à frente de Volkswagen e Hyundai.
A empresa sediada na Alemanha vendeu no ano passado pouco mais de 9 milhões de unidades (-2,3%). A Hyundai ainda não divulgou o seu balanço, mas em 2023 vendeu pouco mais de 4 milhões de unidades.
As vendas da montadora na América Latina cresceram 1,8%, somando 487,6 mil veículos no período. No Brasil, as vendas aumentaram 3%, com 200,5 mil emplacamentos realizados no país.
Produção da Toyota caiu no mundo em 2024
Enquanto as vendas da montadora cresceram no mundo, a produção, entretanto, despencou 5% na comparação com o volume produzido em 2023, somando 9,5 milhões de unidades.
No Brasil, os números também foram negativos. A produção da companhia por aqui chegou a 203,3 mil unidades, queda de 4,3%. O desligamento da fábrica de Indaiatuba (SP) interferiu no resultado.
Na América Latina, a produção caiu 5,5%, saindo das linhas no ano passado um total de 372 mil unidades.