logo

latin ncap

Toyota Yaris Cross decepciona com duas estrelas no Latin NCAP

SUV apresentado no Brasil não foi bem nos testes de impacto
Author image

Redação AB

11 dez 2025

2 minutos de leitura

Toyota Yaris Cross no Latin NCAP
Yaris Cross perdeu pontos importantes no Latin NCAP

O Toyota Yaris Cross obteve apenas duas estrelas em cinco possíveis nos testes de impacto do Latin NCAP. O SUV estreia no Brasil apenas em fevereiro de 2026, mas está em pré-venda desde novembro.

A unidade avaliada tinha seis airbags e controle de estabilidade de série. Ganhou 77,01% em proteção a adultos, 69,29% para proteção a crianças e 55,60% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias. A nota de assistência à segurança é de 58,14%.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e controle de estabilidade.

Por que o Yaris Cross recebeu essas notas do Latin NCAP?

Toyota Yaris Cross no Latin NCAP
SUV foi submetido à prova de impacto lateral

No impacto frontal, o Yaris Cross mostrou estrutura estável combinada com área dos pés estável. O peito do motorista mostrou proteção marginal nos testes de impacto frontal e lateral de poste.

Os joelhos do motorista e o joelho direito do passageiro receberam proteção marginal. A razão seria a exposição à impacto de estruturas perigosas atrás do painel. O joelho esquerdo do passageiro, em contrapartida, recebeu proteção adequada.

Notas do SUV caíram pela falta de itens de segurança

O SUV foi elogiado pela oferta de pontos de ancoragens para cadeirinhas Isofix.

Porém, a nota geral do Toyota Yaris Cross para proteção a crianças caiu pela impossibilidade de desativar o airbag do passageiro ao instalar uma cadeirinha voltada para trás no banco do passageiro.

A falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP também tirou pontos do modelo da Toyota.

A proteção de pedestres apresentou desempenho entre regular e baixo.

Uma das justificativas do Latin NCAP foi a falta do limitador de velocidade e a ausência do sistema de frenagem autônoma de emergência no veículo avaliado.

Este item é oferecido como opcional em alguns mercados. Entretanto, o Yaris Cross fabricado no Brasil terá ambos os equipamentos de fábrica.

O Latin NCAP usa o critério de que, ao menos, 50% das versões disponíveis na América Latina devem ter os itens. Daí a nota mais baixa para o SUV.