logo

segurança

Renault Kardian e VW Taos levam nota máxima em testes do Latin NCAP

SUVs ganharam cinco estrelas após pedidos de reavaliações das próprias marcas
Author image

Redação AB

27 nov 2025

3 minutos de leitura

Renault Kardian no teste de impacto frontal do Latin NCAP

Renault Kardian e Volkswagen Taos receberam o máximo de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

O Kardian já havia sido avaliado com quatro estrelas em 2024. No entanto, o modelo recebeu o sistema de frenagem autônoma de emergência (item que é opcional) e uma nova avaliação foi solicitada ao Latin NCAP pela Renault.

O SUV também tem seis airbags e controle de estabilidade de fábrica, o que favorece a pontuação pelos critérios da organização que mede o nível de segurança dos veículsos vendidos na América Latina e Caribe.

As notas do Kardian foram de 83,41% para proteção de adultos, 82,92% para crianças e 72,96% na proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias. A média no quesito assistência à segurança foi de 83,78%.

Kardian levou cinco estrelas no Latin NCAP, mas com ressalvas

Em 2024, o Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, efeito chicote na cervical (whiplash), proteção a pedestres, controle de estabilidade e frenagem autônoma de emergência na cidade e interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).

Desta vez, o Latin NCAP informa que avaliou também o sistema de frenagem autônoma do Kardian, o qual “obteve a pontuação máxima e cumpriu com os requisitos de disponibilidade”.
 
O órgão elogiou o desempenho do Kardian nas provas de impacto frontal e lateral, embora a área dos pés tenha sido classificada como instável.

O impacto lateral contra o poste e a proteção contra efeito chicote cervical foram definidas como marginais. Mesmo assim, no fim das contas, o Kardian recebeu a nota máxima final no Latin NCAP.

VW Taos também recebe cinco estrelas

Taos também foi submetido a uma segunda avaliação

O Volkswagen Taos, agora feito feito no México, também ganhou cinco estrelas.

O SUV, que até este ano era feito na Argentina, já havia conquistado a nota máxima. Assim como no caso do Kardian, o Taos foi reavaliado à pedido da fabricante.

As médias foram de 90,69% para adultos, 89,80% para crianças, 67,67% em proteção a pedestres e 92,15% em assistências à segurança.

Após o facelift, o Latin NCAP reavaliou o Taos na proteção aos pedestres e testou o sistema de frenagem de emergência. A justificativa foi que a dianteira do veículo foi redesenhada e o Taos agora pode ter sensor de pontos cegos e assistente de permanência em faixa.

O Taos apresentou estrutura estável e área dos pés estável no teste de impacto frontal. Obteve ainda proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do acompanhante.

No impacto traseiro, a proteção do pescoço foi boa. O impacto lateral mostrou proteção completa e o impacto lateral de poste revelou proteção boa para a cabeça, abdômen e pelve, e adequada para o peito.

O sistema de frenagem autônoma teve bom desempenho, mas não obteve pontuação máxima nos testes que simulam cenários fora da cidade.