
Mais um utilitário esportivo da Volkswagen gabaritou nos testes do Latin NCAP. Depois de Nivus, Taos e T-Cross, foi a vez de o Tera receber a nota máxima de cinco estrelas nas avaliações de segurança do órgão.
De acordo com a entidade que mede o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe, o Volkswagen Tera obteve 90% de índice de proteção aos ocupantes adultos, 87% para os passageiros infantis e 76% para pedestres.
Pelo relatório do Latin NCAP, o Tera apresentou um bom desempenho geral de segurança nos testes de colisão, com estrutura e área dos pés estáveis. Porém, o órgão fez ressalvas em relação a pontos em que o SUV da marca alemã deve melhorar.
Tera se sai bem nos itens de assistência à segurança
Um aspecto que a organização chama a atenção para ser aprimorado é a proteção para o peito do condutor no teste de impacto frontal. A proteção infantil e dos pedestres na parte superior das pernas também poderiam ser aperfeiçoadas, de acordo com o Latin NCAP.
Já no quesito Sistemas de Assistência à Segurança, o SUV da Volks alcançou 85%. Bom lembrar que no Brasil e em boa parte dos mercados latinoamericanos o novato Tera oferece em toda a linha seis airbags e frenagem autônoma de emergência.
O controle de cruzeiro adaptativo está disponível a partir da versão intermediária Comfort do Tera. Já equipamentos como assistente ativo de mudança de faixa e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga só como opcional na High.
“O resultado de cinco estrelas do Tera demonstra que priorizar a segurança em modelos populares não é apenas viável, mas essencial, e não há justificativa para oferecer menos proteção na América Latina e no Caribe do que em outras regiões”, afirmou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.