
A nova bateria de testes do Latin NCAP mostrou como uma nova geração pode fazer a diferença nos testes de segurança. A terceira geração da Ford Ranger levou o máximo de cinco estrelas na avaliação, enquanto sua rival Volkswagen Amarok obteve três.
A Ranger ganhou nova base em 2023. Curiosamente, a segunda geração da Amarok compartilha essa mesma estrutura da Ford em outros mercados – e na produção na África do Sul. Só que na América Latina a Volks optou por fazer apenas uma reestilização na sua picape média.
Itens de segurança ajudam pontuação da Ranger no Latin NCAP
Produzida na Argentina, a Ford Ranger obteve bons índices no Latin NCAP. Foram 93,11% na proteção a ocupante adultos, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% para a proteção de pedestres e 92,01% no nível de dispositivos de segurança.
O veículo foi testado em impactos frontal, lateral, lateral no poste e efeito chicote cervical. Além disso, foram analisados o funcionamento de dispositivos de assistência à condução que a Ford Ranger oferece, tais como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e sensor de ponto cego.
Já a Amarok, também feita na Argentina sobre o mesmo chassi desde 2010, foi testada sob as mesmas condições. A picape da VW, que não tem os mesmos dispositivos de auxílio à motorista anotou 80,87% de índice de proteção para ocupantes adultos, 87,08% para crianças, 62,18% para pedestres e 66,28% em seus equipamentos de segurança.
