logo

latin ncap

Ranger gabarita no Latin NCAP, enquanto Amarok…

Nova geração da picape média da Ford leva cinco estrelas nos testes de segurança, mas modelo reestilizado da Volkswagen tem desempenho mediano
Author image

Fernando Miragaya

13 dez 2024

1 minutos de leitura

Ford Ranger durante teste de impacto frontal do Latin NCAP

A nova bateria de testes do Latin NCAP mostrou como uma nova geração pode fazer a diferença nos testes de segurança. A terceira geração da Ford Ranger levou o máximo de cinco estrelas na avaliação, enquanto sua rival Volkswagen Amarok obteve três.

A Ranger ganhou nova base em 2023. Curiosamente, a segunda geração da Amarok compartilha essa mesma estrutura da Ford em outros mercados – e na produção na África do Sul. Só que na América Latina a Volks optou por fazer apenas uma reestilização na sua picape média.

Itens de segurança ajudam pontuação da Ranger no Latin NCAP

Produzida na Argentina, a Ford Ranger obteve bons índices no Latin NCAP. Foram 93,11% na proteção a ocupante adultos, 89,80% para ocupante infantil, 74,77% para a proteção de pedestres e 92,01% no nível de dispositivos de segurança.

O veículo foi testado em impactos frontal, lateral, lateral no poste e efeito chicote cervical. Além disso, foram analisados o funcionamento de dispositivos de assistência à condução que a Ford Ranger oferece, tais como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e sensor de ponto cego.

Já a Amarok, também feita na Argentina sobre o mesmo chassi desde 2010, foi testada sob as mesmas condições. A picape da VW, que não tem os mesmos dispositivos de auxílio à motorista anotou 80,87% de índice de proteção para ocupantes adultos, 87,08% para crianças, 62,18% para pedestres e 66,28% em seus equipamentos de segurança.