logo

crash test

Peugeot 2008 vai mal em crash test do Latin NCAP

SUV compacto produzido na Argentina teve média de apenas uma estrela
Author image

Redação AB

09 jun 2025

3 minutos de leitura

Peugeot 2008 no crash test do Latin Ncap
Peugeot 2008 foi mal avaliado pelo Latin NCAP

O Peugeot 2008 teve um resultado ruim no crash test do Latin NCAP. O SUV compacto obteve nota média de apenas uma estrela em cinco possíveis.

As avaliações dadas pelo órgão foram de 42% de nível de proteção para ocupantes adultos, 59% para crianças, 54% para pedestres e 56% em assistência à segurança.

Notas dadas pelo Latin NCAP foram diferentes em vários critérios

No crash test, o Peugeot 2008 obteve proteção boa para cabeça e pescoços de motorista e passageiro no impacto frontal.

Entretanto, o carro teve nota ruim na proteção para o peito do motorista. O joelho esquerdo do passageiro recebeu proteção “marginal” e a estrutura do habitáculo foi considerada “instável”.

A nota no impacto lateral foi melhor, com proteção boa para cabeça, tórax, abdômen e pelve. O órgão avaliou como “bom” o sistema de proteção do pescoço em colisões traseiras.

O Latin NCAP não fez o teste de impacto lateral contra poste porque o Peugeot 2008 não sai de fábrica com airbags laterais de cabeça.

Latin NCAP avaliou Peugeot 2008 com proteção regular para crianças

O Peugeot 2008 teve 29 pontos (ou 59% na categoria) na proteção para crianças. Os dispositivos de retenção infantil foram bem no impacto lateral, mas apresentaram limitações na instalação no banco dianteiro.

O veículo vem com Isofix de série, mas não é compatível com a categoria i-Size (que é considerada mais segura). Além disso, o 2008 não tem interruptor para desativar o airbag do passageiro dianteiro.

Apesar de atender ao regulamento UN127 de proteção para pedestres, o SUV teve nota geral de 54% neste critério. A proteção para cabeça foi de “adequada” a “marginal”, muito por causa do fraco desempenho nas áreas próximas às colunas dianteiras.

A parte inferior das pernas teve bom desempenho e o sistema de frenagem autônoma para pedestres (AEB VRU) é opcional. Mesmo assim, ele não atende aos critérios estabelecidos pelo Latin NCAP.

Alguns sistemas de assistência à condução não pontuaram por não serem oferecidos de série ou não atenderem aos requisitos de instalação e operação elencados pelo Latin NCAP. Foram os casos da frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e sensor de pontos cegos.

Secretário do Latin Ncap criticou resultado do Peugeot 2008

Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, criticou o resultado.

“A Stellantis decepciona mais uma vez, neste caso com um modelo que tem concorrentes no mercado que oferecem melhor equipamento de segurança passiva e ativa de série (…) e até mesmo modelos que obtiveram cinco estrelas”.

O Latin NCAP apontou que rivais do Peugeot 2008, como o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta, tiveram resultados superiores.