logo

ranking

Fiat mantém liderança e rivais perdem participação no quadrimestre

Chevrolet foi a marca que teve maior queda nas vendas no período e BYD registrou maior porcentual de crescimento
Author image

Redação AB

08 mai 2025

2 minutos de leitura

O primeiro quadrimestre de vendas de veículos no mercado nacional não saiu de um “mais do mesmo” do que foi visto no mesmo período de 2024, com Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai nas cabeças da lista de best-sellers.

A marca italiana chegou ao fim dos quatro meses do ano com um volume de vendas de 153,5 mil unidades, 6,9% a mais do que no mesmo período no ano passado.

Desta forma, a Fiat concluiu o primeiro quadrimestre na liderança com 21,3% de participação.

Marcas tradicionais têm queda no market share

A Volkswagen, por sua vez, vendeu 111,1 mil veículos, resultado um pouco superior àquele visto no janeiro-abril do no passado, cerca de 0,8%.

A partir deste momento, a lista começa a apresentar um comportamento de queda nos volumes vistos este ano e em 2024.

A Chevrolet, na terceira posição, vendeu até abril 76,3 mil veículos, 12% a menos do que no mesmo período no ano passado. Foi o maior porcentual de queda dentre as marcas analisadas pela reportagem.

A Toyota, quarta colocada na lista, vendeu 58,4 mil unidades, 1,3% a menos na mesma base de comparação.

A quinta colocada, a Hyundai, vende 3,3% a menos do que no quadrimestre do ano passado, somando 51 mil unidades.

O comportamento das vendas, claro, refletiu na fatia de mercado de cada uma ao fim do quadrimestre.

A Volkswagen, por outro lado, perdeu 0,68 ponto de sua participação no quadrimestre, chegando ao fim do período com uma fatia de 15,90%.

A Chevrolet perdeu quase 1 ponto porcentual (-0,99), baixando sua fatia para 10,78%. A Toyota perdeu meio ponto (-0,54), chegando a uma participação de 8,14%. Hyundai, por sua vez, teve a fatia reduzida em 1,04 pp, chegando a 6,66% de marketshare.

Honda e BYD passam a Nissan

Dentre as que tiveram o maior aumento de participação, destaque para a Honda, que saiu de 3,52% para 4,63%. E para a BYD, que viu sua fatia aumentar de 3%, no ano passado, para 4,19%.

Com isso, tanto a japonesa quanto a chinesa passaram a Nissan em market share – esta caiu de 4,05% para 3,73% e ficou na 10ª posição.