logo

carro elétrico

Volkswagen adquire participação em empresa de lítio

Movimento faz parte da estratégia da montadora alemã de garantir uma cadeia de suprimentos para veículos elétricos
Author image

Redação AB

19 dez 2024

1 minutos de leitura

Com o objetivo de assegurar os insumos para seu processo de eletrificação, o Grupo Volkswagen comprou participação na Patriot Battery Metals. A companhia canadense de lítio é vista como estratégica no fornecimento de matéria-prima para veículos elétricos (VEs) na América do Norte.

Desta forma, a Volkswagen desembolsou o equivalente a US$ 48 milhões por 9,9% de participação na empresa de lítio.

A Patriot Battery Metals vai fornecer à PowerCo, divisão de baterias da Volkswagen, 100 mil toneladas/ano de lítio por 10 anos. O contrato começa assim que a mina de Shaakichiuwaanaan, no Canadá, começar a operar, em 2025.

A PowerCo, por sua vez, pretende usar esse suprimento de lítio para a produção de células de bateria não só na América do Norte, como na Europa. A empresa está construindo uma fábrica em St. Thomas, Canadá, com capacidade de 90 GWh/ano.

“Estamos construindo um ecossistema dedicado à mobilidade elétrica na América do Norte, que abrange desde tecnologia de bateria até software e arquiteturas específicas de veículos”, ressaltou Thomas Schmall membro do conselho de tecnologia do Grupo VW e ex-presidente da fabricante no Brasil.