
Com o objetivo de assegurar os insumos para seu processo de eletrificação, o Grupo Volkswagen comprou participação na Patriot Battery Metals. A companhia canadense de lítio é vista como estratégica no fornecimento de matéria-prima para veículos elétricos (VEs) na América do Norte.
Desta forma, a Volkswagen desembolsou o equivalente a US$ 48 milhões por 9,9% de participação na empresa de lítio.
A Patriot Battery Metals vai fornecer à PowerCo, divisão de baterias da Volkswagen, 100 mil toneladas/ano de lítio por 10 anos. O contrato começa assim que a mina de Shaakichiuwaanaan, no Canadá, começar a operar, em 2025.
A PowerCo, por sua vez, pretende usar esse suprimento de lítio para a produção de células de bateria não só na América do Norte, como na Europa. A empresa está construindo uma fábrica em St. Thomas, Canadá, com capacidade de 90 GWh/ano.
“Estamos construindo um ecossistema dedicado à mobilidade elétrica na América do Norte, que abrange desde tecnologia de bateria até software e arquiteturas específicas de veículos”, ressaltou Thomas Schmall membro do conselho de tecnologia do Grupo VW e ex-presidente da fabricante no Brasil.