
A iniciativa será viabilizada com a Xpeng Motors, marca de carros elétricos com quem a montadora alemã possui uma parceria. A ideia é realizar a construção conjunta das estações de recarga.
Além disso, as empresas assinaram uma carta de intenções na qual se comprometem a liberar suas redes de carregadores para clientes das marcas envolvidas no acordo.
Isso significa acesso a mais de 20 mil pontos de recarga espalhados por 420 cidades em solo chinês.
Parceria fará Volkswagen lançar dois carros elétricos na China
Xpeng e Volkswagen são parceiras desde 2023, quando a empresa alemã adquiriu 4,99% das ações da Xpeng por US$ 700 milhões.
O acordo prevê o desenvolvimento e lançamento conjuntos de dois modelos da Volkswagen até 2026. Com o trabalho conjunto, os alemães trabalharam em uma nova plataforma que pode ajudar a oferecer veículos elétricos mais acessíveis na China.
O país é o principal mercado da Volkswagen no mundo e onde a montadora perdeu a liderança histórica em vendas para a BYD em 2023.
Diante disso, a fabricante colocou em prática um ousado plano estratégico para retomar a supremacia na China. Entre as medidas tomadas pelo Grupo Volkswagen estão a estreia de uma inédita submarca de carros elétricos e o lançamento de 30 novidades nos próximos anos.