
No meio de tantos assuntos urgentes para a indústria automotiva – descarbonização, IA, Mover, digitalização da mobilidade, tarifaço… –, o tema do carro clássico teve espaços relevantes no Automotive Business Experience – #ABX25, realizado na última quarta-feira, 17, em São Paulo.
Não apenas pela exposição dos carros impecáveis do museu Carde e da Veloce Motori Classici. Mas principalmente pela estreia do ABX Classic, que apresentou as conquistas e as oportunidades do setor.
Antigomobilismo do Brasil além fronteiras

Diretor do mais ambicioso e singular museu da América do Sul, Luiz Goshima trouxe a experiência do Carde na primeira passagem de um acervo nacional pela Monterey Car Week, que teve desde pane seca a prêmio de carro mais luxuoso no Pebble Beach Concours d’Elegance (um Isotta Fraschini 1928).
O executivo também destacou a importância do crescente movimento de leilões e o sonho de ter um concurso de elegância de carros clássicos no Brasil.
Cláudio Rawicz, diretor de comunicação, sustentabilidade e heritage da Volkswagen do Brasil, relembrou o pioneirismo da marca ao oferecer um certificado de originalidade para seus clássicos e lançar uma página no Instagram e um podcast dedicados à sua história.
“O antigomobilismo é muito forte por aqui, e uma marca com 72 anos de Brasil não poderia ficar de fora”, avalia.
Mercado de clássicos ainda em amadurecimento no país

O debate também passou pelos desafios de precificar um modelo clássico no Brasil, como expôs Marco Pigossi, à frente da Veloce: “Os preços são definidos com base nos mercados externos. Ainda precisamos amadurecer mais para ter um banco de dados próprio”.
Para o organizador do Rally Clássico, o tema em foco em um dos principais eventos do setor atualmente só reforça o potencial do antigoobilismo no país.
“Um debate sobre antigomobilismo no meio de um evento que reúne toda a cadeia automotiva, de montadoras a sistemistas, passando por todo tipo de serviço, demonstra que o carro antigo já não é mais apenas um hobby, mas também um mercado com muitas oportunidades de negócio”, reflete Pedro Luiz Candido.
Contudo, uma hora de discussão não foi suficiente para que os demais assuntos que orbitam esse universo fossem abordados. A boa notícia é que o ABX Classic está confirmado no #ABX26, que acontecerá em 1º de outubro do ano que vem.
