
Se a inauguração do Carde foi o ponto alto do antigomobilismo nacional em 2024, a participação do Brasil na Monterey Car Week, realizada na Califórnia (EUA) no último fim de semana, já pode ser considerada a manchete de 2025 no universo dos veículos clássicos pelos prêmios conquistados – justamente por carros que compõem o acervo do museu de Campos do Jordão, em São Paulo.
Participe do #ABX25 e da discussão de como atingir as metas de ESG do Mover
Durante o The Quail – A Motorsports Gathering, a Ferrari F50 exposta no Carde foi premiada na categoria que celebra os 30 anos do modelo, principalmente por se tratar do segundo de três protótipos construídos antes da produção em série de 349 unidades.
Entre os 16 exemplares que participaram do concurso, uma das F50 GT1 levou o “Best of Show”.
Circuito de clássicos também recebe lançamentos

Promovido desde 2003 no Quail Lodge & Golf Club e parte essencial da programação da Monterey Car Week, o The Quail conquistou notoriedade por sua capacidade de reunir lançamentos, carros clássicos e marcas ultraexclusivas, como Koenigsegg, Pagani e Singer, entre outras.
Foi nesse evento que a Lamborghini revelou modelos como Centenario Roadster e Fenomeno, este o último lançamento da marca, um híbrido de 1.080 cv e com produção limitada a 29 exemplares.
O auge da Monterey Car Week é o Pebble Beach Concours d’Elegance, realizado no domingo, 17, do qual o Isotta Fraschini Tipo 8A SS Guida Interna Sport 1928 do Carde saiu com o prêmio “Lap of the Luxury”.
Estabelecido neste ano, consagra o carro mais luxuoso do evento. Dentre os 229 inscritos, um Hispano-Suiza H6C Nieuport-Astra Torpedo 1924 saiu como o “Best of Show”.
“Foram dois prêmios que não esperávamos ganhar logo na primeira vez em que o Brasil participa como expositor tanto no The Quail quanto no Pebble Beach Concours d’Elegance. Mas esses reconhecimentos transmitem à elite do antigomobilismo mundial que nossa cultura automotiva comporta modelos desse calibre de sofisticação, raridade e valor”, declarou Luiz Goshima, diretor do Carde e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
A Isotta Fraschini foi fundada em 1900, em Milão, na Itália, por Cesare Isotta e pelos irmãos Vincenzo, Antonio e Oreste Fraschini. Equipado com um motor de oito cilindros em linha de 7,4 litros e 110 cv, o Tipo 8A foi apresentado em 1924. O 8A SS (Super Spinto) era sua versão esportiva.
O exemplar do acervo do Carde, chassi 1532, foi adquirido pelo aviador brasileiro João Ribeiro de Barros no fim da década de 1920 com desenho elaborado pela Carrozzeria Italiana Cesare Sala. Outro modelo do Carde no Pebble Beach Concours d’Elegance foi um DuPont Model E Touring 1927.
#ABX25 terá exposição de clássicos
E em setembro tem o Automotive Business Experience – #ABX25, o único evento de negócios do setor automotivo com espaço dedicado ao antigomobilismo.
O #ABX25 acontece no dia 17 de setembro, no São Paulo Expo, onde haverá uma trilha específica dedicada ao tema, além da exposição de carros clássicos em homenagem aos 30 anos da AB, em parceria com o Carde Museu. Inscreva-se aqui.
