logo

indústria

Audi decide fechar fábrica na Bélgica

Planta passava por dificuldades e vai encerrar atividades em fevereiro
Author image

Vitor Matsubara

18 dez 2024

2 minutos de leitura

Fábrica da Audi vai fechar as portas na Bélgica

A Audi confirmou o fechamento de sua fábrica em Bruxelas, na Bélgica. As atividades serão encerradas no dia 28 de fevereiro de 2025.

Diante da grave crise enfrentada pelo Grupo Volkswagen (que controla a Audi), a montadora das quatro argolas diz que não teve alternativa se não fechar a planta belga.

“A decisão de fechar a fábrica de Bruxelas é dolorosa. Particularmente, foi a decisão mais difícil que tive de tomar em toda a minha carreira profissional”, afirmou Gerd Walker, membro do conselho da Audi AG e chefe de produção da empresa.

Audi não encontrou interessados pela fábrica

Fechamento da fábrica da Audi era debatido pelo Grupo Volkswagen desde novembro

O encerramento das atividades da fábrica da Audi em Bruxelas foi levantado em julho. Na ocasião, a Volkswagen admitiu que poderia fechá-la por conta da queda acentuada na demanda por veículos elétricos.

A montadora, inclusive, revelou que teria custos de até US$ 2,9 bilhões para encontrar um uso alternativo para o local ou fechá-lo.

O fim das operações se tornou uma possibilidade real em novembro, quando a Audi admitiu que não estava encontrando um comprador para a fábrica.

Um mês antes, a imprensa local afirmou que a fabricante chinesa de carros elétricos Nio estaria interessada em adquirir a fábrica na capital belga. No entanto, o próprio CEO da Nio, William Li, desmentiu a intenção de comprar a planta.

O complexo onde fica a fábrica da Audi em Bruxelas tem mais de 70 anos de história. Funciona desde 1º de abril de 1949, quando iniciou a produção de modelos da marca norte-americana Studebaker.

A partir de 1954, o local começou a fabricar carros da Volkswagen, que assumiu as operações da fábrica de forma integral no fim dos anos 1970. Em 2007, a planta foi transferida para as mãos da Audi.