logo

pesquisa

75% dos brasileiros pensam em comprar um carro elétrico

Brasil está acima da média global e nenhum dono de carro elétrico voltaria pro modelo a combustão, aponta pesquisa
Author image

Redação AB

08 abr 2025

2 minutos de leitura

O Brasil está acima da média global na intenção de comprar um carro elétrico. Por aqui, 75% dos brasileiros têm a intenção de ter um veículo do tipo nos próximos cinco anos, enquanto, a média global é de 60%.

Isso é o que aponta a Pesquisa Global eReadiness 2024, da PwC, divulgada esta semana. O documento traz um panorama dos avanços a curto prazo no mercado de mobilidade elétrica em 27 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa revela que os proprietários de carros elétricos são homens mais jovens, de renda alta e com acesso a estacionamento privado. Entre eles, a satisfação com os modelos elétricos é de 100% no Brasil, superando a média global, de 93% de aprovação.

Nenhum dos brasileiros voltaria a usar veículos a combustão, enquanto, mundialmente, um em cada três respondentes voltaria a usar o carro convencional por conta da autonomia.

Os principais motivos da satisfação com o carro elétrico são: custo operacional mais baixo (economia com combustível); experiência do condutor; tempo de carregamento em casa; e vida útil da bateria.

A pesquisa observou ainda que o interesse em comprar um modelo elétrico é maior em países e regiões em crescimento, como América Latina, China, Índia, entre outros.

Carro elétrico ainda enfrenta barreiras

A necessidade de um estacionamento e um carregador privado são as principais barreiras para consumidores aderirem ao carro elétrico, principalmente no Brasil. Mundialmente, 65% dos donos de carros elétricos dependem de soluções privadas para carregar seus veículos.

A duração do carregamento é um entrave. Metade dos consumidores acham aceitável esperar até 30 minutos pela recarga.

Outras barreiras apontadas foram: autonomia limitada, incerteza sobre a vida útil da bateria e falta de infraestrutura pública de carregamento.

O preço do carro elétrico também assusta os consumidores. Segundo a PwC, para popularizar a tecnologia é necessário que o mercado ofereça modelos mais acessíveis, especialmente para os segmentos B e C, que têm grande preferência pelos modelos elétricos – correspondendo a 75% da demanda global.

No Brasil, 20% não querem saber veículos elétricos

Por esses motivos, a pesquisa da PwC identificou ainda que 31% dos respondentes no mundo não querem comprar um carro elétrico.

No Brasil, o número é de 20% dos entrevistados – um dos menores índices, se comparado com parte da Europa e Japão (74% e 46% de rejeição, respectivamente).