
Terceira maior fabricante de smartphones do mundo, a Xiaomi vai mesmo com tudo produzir mais carros elétricos. A gigante chinesa fez oferta ampliada de vendas de ações para se capitalizar e avançar com seus projetos de veículos movidos a bateria.
Em comunicado à Bolsa de Valores de Hong Kong, a empresa vendeu 800 milhões de ações a HK$ 53,25 (o equivalente a US$ 414) cada. Ao todo, a companhia arrecadou aproximadamente US$ 5,5 bilhões.
Segundo a empresa, o dinheiro arrecadado será usado para financiar a aceleração de sua expansão de negócios, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.
Xiaomi aumenta aposta nos carros elétricos
A Xiaomi começou a produzir carros elétricos elétricos em 2024 e tinha a ideia inicial de vender 750 milhões de ações. Contudo, aumentou o volume do negócio conforme o apetite dos investidores cresceu.
De acordo com analistas ouvidos pela agência de notícias “Reuters”, esse aumento no número de papéis ofertados foi impulsionado pelos planos da Xiaomi de desenvolver carros elétricos. Só nos últimos seis meses o preço das ações da empresa subiu 150%.
O primeiro carro elétrico da Xiaomi, o sedã SU7, foi lançado em 2024. Mais de 135 mil unidades do modelo já foram vendidas desde então.
A empresa, que produz smartphones, eletrodomésticos e gadgets, informou aumento de quase 50% na receita do quarto trimestre do ano fiscal e elevou sua meta de entregas de veículos este ano, de 300 mil para 350 mil unidades.
