
O bairro de Camden, em Londres, vai ganhar 570 carregadores para carros elétricos escondidos nas calçadas até 2026. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a subprefeitura da capital britânica e a empresa escocesa Trojan Energy.
A Trojan fabrica, instala e opera um tipo de carregador que fica escondido na calçada, sem interferir no mobiliário urbano e nem atrapalhar a passagem dos pedestres.
Os carregadores se assemelham a tampas de bueiros na calçada e ficam a 15 metros de distância um do outro. Quando uma pessoa precisa carregar, ela só precisa acoplar um totem nesse carregador e conectar o plugue no totem (veja no vídeo abaixo).
O produto é especialmente útil na Europa, onde há muitos bairros em que as casas são antigas e não têm garagem. Quando não estão em uso, os carregadores ficam discretos na calçada e é possível caminhar sobre eles ou passar com bicicleta.
Neste ano, a Trojan também lançou um app que permite aos usuários encontrar seus carregadores, checar a disponibilidade e conferir seu histórico de recargas.
O projeto em Londres vem depois de um teste bem sucedido em 2022. Na primeira fase, que será concluída em julho deste ano, 70 carregadores serão instalados, com os próximos vindo depois.

A iniciativa é financiada pelo On-Street Residential Chargepoint Scheme (ORCS), um programa do governo federal do Reino Unido, iniciado em 2017, que oferece financiamento para governos locais instalarem pontos de carregamento de veículos elétricos em áreas residenciais onde os moradores não tenham acesso a estacionamento fora da rua.
O financiamento cobre 75% dos custos para a aquisição e instalação de um ponto de carregamento, até um máximo do equivalebte a US$ 8,4 mil por ponto.
Em comunicado sobre a iniciativa, o vereador Adam Harrison afirmou: “Ao promover modos de transporte ativos, como caminhar e andar de bicicleta, e facilitar essa transição para veículos elétricos com pontos de carregamento convenientes, esperamos melhorar a qualidade do ar, reduzir as emissões e fortalecer a resiliência ambiental em todo o distrito”.