logo

transporte público de passageiros

Chega a São Paulo o primeiro trem da Linha 6-Laranja do metrô

Primeiro trecho da nova linha deve entrar em operação no segundo semestre de 2026
Author image

Redação AB

11 jul 2025

2 minutos de leitura

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

O primeiro trem da nova Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo foi entregue nesta quinta-feira, 10, em evento no Pátio Morro Grande. Fabricado pela Alstom na cidade de Taubaté (SP), o trem é o primeiro de um lote de 22 veículos em produção.

Feita de aço inoxidável, a composição segue requerimentos similares aos da Linha 4-Amarela. Isso inclui ausência de cabine de comando, passagem livre entre carros, bitola internacional e alimentação de energia por catenária.

Os trens do metrô da Linha 6-Laranja irão operar no nível mais elevado de automação, o chamado GoA4, que dispensa a presença de operador a bordo, e conseguirão viajar a 90 km/h.

Novo trem do metrô da linha Laranja começa testes no segundo semestre

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

“Temos mais de 10 quilômetros de linha lançada e algumas estações já com 80% de execução. A ideia é que a gente comece os primeiros testes aqui no Pátio Morro Grande no segundo semestre deste ano. As obras estão andando bem e mantêm excelente evolução”, afirmou o gover Tarcísio de Freitas no evento.

A Linha 6-Laranja do metrô vai ligar a Zona Norte ao Centro da capital paulista e terá15 estações subterrâneas, com conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi do sistema de trilhos.

Terá 15,3 km de extensão e, segundo o governo, irá reduzir de 1h30 para 23 minutos o tempo de deslocamento no trecho, que hoje é feito por ônibus. A expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia.

O desenvolvimento dessa linha é cercado de polêmicas. Foi anunciada em 2008 com previsão de entrega em 2012, mas o edital só saiu em 2013, com o contrato sendo assinado no mesmo ano.

Com investimento de R$ 10 bilhões, a previsão era que a Linha 6-Laranja do metrô entrasse em operação em 2020. Mas as obras foram suspensas em 2016 e apenas retomadas em 2020, sob um novo consórcio, a Linha Uni, que segue responsável pela concessão.

Agora, o primeiro trecho da linha, entre Brasilândia e Perdizes, tem previsão de inauguração para o segundo semestre de 2026. Já o segundo trecho, entre Perdizes e São Joaquim, tem entrega prevista para 2027. As escavações de toda a linha foram concluídas em fevereiro.