
Arapiraca, a segunda maior cidade do estado de Alagoas, acaba de anunciar seu novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O sistema terá 13 quilômetros de extensão e conectará a Estação João Paulo II à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Bom Sucesso, passando por sete bairros da cidade.
Com custo de mais de R$ 200 milhões, esse é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Alagoas. As obras devem começar em agosto e a previsão de início de operação é para o segundo semestre de 2026.
Ao todo, o sistema terá três comboios, cada um formado por dois vagões e com capacidade para transportar 400 passageiros por viagem.

A obra é uma parceria entre o Ministério dos Transportes, Governo de Alagoas, Prefeitura de Arapiraca e a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), empresa responsável pela execução do projeto.
Dos 13 quilômetros de extensão do VLT, nove deles são sobre a ferrovia já existente. Este trecho passará por revitalização, com substituição de trilhos e dormentes, enquanto os demais 4 km serão construídos do zero.
O trecho de Arapiraca faz parte da ferrovia concedida à FTL na época da privatização da Malha Nordeste, em 1998. Sem operação desde 2011, a linha agora passará a transportar passageiros.