
O Governo do Estado da Bahia acaba de revelar o projeto de reforma da Estação da Calçada, que passará a fazer parte do Trecho 1 do futuro VLT de Salvador.
O projeto prevê a transformação da estação em um ponto de integração do novo sistema de transporte, mantendo sua importância histórica e funcional para a cidade
A Estação da Calçada, localizada no bairro homônimo em Salvador, é uma das mais antigas e emblemáticas estações ferroviárias do Brasil.
Inaugurada em 28 de junho de 1860, foi o ponto de partida da primeira ferrovia do estado: a Estrada de Ferro Central da Bahia (EFCB). Ligava Salvador ao Recôncavo Baiano, com ramais para Santo Amaro, Cachoeira, Feira de Santana, entre outras cidades, o que estimulava a economia local. Seu principal uso era o escoamento da produção de açúcar, fumo, farinha e outros produtos agrícolas.
Estação do VLT de Salvador está desativada desde 2021
Posteriormente, passou a ser usada para o transporte de passageiros. O Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador foi oficialmente desativado em 15 de fevereiro de 2021, após mais de 160 anos de operação.
A linha, que ligava a Estação da Calçada ao bairro de Paripe, era composta por 10 estações ao longo de 13,5 km e atendia cerca de 20 mil passageiros por dia. A desativação aconteceu em função das obras do VLT.
Nessa nova fase, estão previstos o restauro da estrutura original, aberturas na cobertura das plataformas e a construção de um museu e de áreas de lazer e serviços para a população. As antigas plataformas de embarque estão sendo demolidas para darem lugar à estrutura do futuro VLT de Salvador.
Como ficará o novo projeto da estação do VLT de Salvador
O Governo da Bahia mostrou projeções da estação do VLT de Salvador nas redes sociais:




De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a reforma da Estação Calçada irá preservar elementos históricos do prédio e adaptá-lo para integrar o sistema do VLT de Salvador.
“Essa é uma estação histórica, muito bonita, e nós já tivemos as aprovações dos órgãos competentes, inclusive do IPHAN, para fazermos a intervenção aqui na Calçada, preservando as características da época em que foi construída a ferrovia”, afirmou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento.
O Governo do Estado investe R$ 5 bilhões no VLT de Salvador, previsto para ficar pronto em 2028 e com capacidade de transportar 100 mil usuários por dia. O modal terá três trechos da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã, com 36,4 km de percurso e 34 paradas.
Durante o evento, o Governo também anunciou a construção do Mercado São Braz no trecho do VLT entre a Calçada e a Ilha de São João. Será um centro comercial e gastronômico com restaurante, bar, espaços multiusos, áreas de comercialização de pescados e de outros alimentos regionais.
O equipamento, no bairro de Plataforma, terá também quiosques, calçadão com acesso à praia, mirante e um novo acesso viário. Para a mesma linha do VLT de Salvador, também foi autorizada a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados.