
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Salvador informou que duas novas motoristas que participaram do programa Mulheres no Volante foram contratadas para o sistema BRT da capital: Elenilda Barros e Sandra Lima.
Elas se somam às primeiras motoristas capacitadas pelo programa, que começaram a trabalhar em agosto do ano passado. No total, são sete condutoras formadas pelo Mulheres no Volante e que atuam como motoristas de ônibus em Salvador.
O Mulheres no Volante foi criado em 2024 e visa aumentar a presença feminina no mercado de trabalho, especialmente em áreas dominadas por homens, como a operação de transporte público. Como revelamos recentemente na Automotive Business, o setor de transportes tem uma carência de profissionais do sexo feminino, o que gera prejuízo tanto em lucros como em inovação.
Por meio do programa, as participantes são capacitadas para que possam adquirir a carteira de habilitação A, B, C ou D ou mesmo mudar de categoria – a Prefeitura oferece desde o curso até o laudo.
A administração municipal também procura oferecer oportunidades de contratação para as mulheres que conseguem obter a CNH.

“Estou muito feliz por a Prefeitura poder proporcionar essa inserção profissional às mulheres, mas, sobretudo, dar acesso a ambientes e oportunidades que talvez elas não tivessem ou que demorariam muito para conquistar. Nosso objetivo é, de fato, promover a inclusão e integrar mais mulheres no volante e onde elas quiserem”, pontuou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.
Segundo ela, até agora, 150 mulheres já participaram do Mulheres no Volante.
“Estamos fazendo isso no volante, mas também já ampliando para outras profissões associadas à mobilidade urbana. É muito bom saber que 150 mulheres passaram por essa oportunidade e que agora estamos contratando sete mulheres para dirigir no BRT”, completou a vice-prefeita.
A responsável pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, ressaltou que o programa Mulheres no Volante está alinhado a outras iniciativas de fortalecimento da empregabilidade das mulheres.
“Essa ação está diretamente conectada ao nosso decreto ‘Mulher Salvador’, que visa o fortalecimento e a empregabilidade das mulheres em diversas áreas. Quando, juntamente com a Secretaria de Mobilidade, identificamos que havia um número muito baixo de motoristas femininas ou mulheres atuando na operação relacionada à mobilidade, isso nos gerou um alerta”, contou.
“Através do programa, buscamos promover autonomia econômica a elas. Isso tem tudo a ver com o março das mulheres, que não é um mês apenas de comemoração, mas de reflexão”, afirmou a executiva.