
O governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vai liberar R$ 264 milhões à capital Salvador (BA) para a aquisição de mais de 250 ônibus menos poluentes. Essa iniciativa foi contemplada dentro do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – Mobilidade Urbana Sustentável do Novo PAC.
Quinta cidade mais populosa do país, com 2,4 milhões de habitantes, a capital baiana tem atualmente uma frota de 1.840 ônibus, operados por duas concessionárias de transporte coletivo municipal e pelo Consórcio BRT.
Os contratos de concessão se estendem até 2039, transportando 1,2 milhão de passageiros por dia útil. De acordo com o governo, os veículos financiados vão substituir os ônibus do sistema com idade elevada, prioritariamente os com mais de 10 anos.
Ônibus de Salvador têm padrão Euro 6
Todos os ônibus adquiridos serão no padrão Euro 6, que estabelece níveis ainda mais rígidos de controle da poluição emitida por motores a combustão.
“Segundo dados do Ibama, em quase quatro décadas de existência, o Proconve reduziu as emissões em 98%”, observou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em comunicado. Proconve é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que entrou na sua fase P8 em 2023 e estabeleceu o Euro 6 no Brasil.
Os novos ônibus serão adquiridos diretamente pela Prefeitura, por meio de processo licitatório, na modalidade pregão. Autorizada por lei municipal, a operação tem garantia da União. O crédito será disponibilizado por meio do Produto BNDES Máquinas e Serviços.
De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo do governo é oferecer uma mobilidade eficiente para o país.
“Precisamos de sistemas de mobilidade que não apenas atendam às necessidades do dia a dia do povo brasileiro, mas que também estejam promovendo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, disse ele.