
A desenvolvedora chinesa de semicondutores automotivos SiEngine Technology Company abriu uma nova unidade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com a montadora FAW, que na china mantém joint venture com a Volkswagen e a Toyota.
A parceria tem como objetivo, segundo as empresas, acelerar a aplicação de chips automotivos em soluções de veículos inteligentes, leia-se carros autônomos.
Fundada em Wuhan em 2018, a SiEngine se tornou uma das principais projetistas chinesas de sistemas automotivos em chips. Em 2021, lançou na China o primeiro chip de cockpit inteligente, fornecendo o componente para Geely e para a própria FAW.
Hyundai investe em inteligência artificial na China
Ainda no campo das parcerias realizadas na China, a Hyundai instalou uma subsidiária no país chamadada CoMo, focada em P&D de inteligência artificial (IA).
A nova subsidiária da montadora sul-coreana, com sede em Xangai, foi criada no fim de dezembro com capital inicial US$ 29 milhões.
A Hyundai também está intensificando o lançamento de veículos elétricos a bateria (BEVs) na China, com seu primeiro modelo específico para o mercado previsto para ser lançado ainda este ano, apresentando um sistema de direção autônomo baseado na IA generativa da Haomo.AI.