
Dentro da meta de dobrar a rede no Brasil, a Foton nomeia Mauricio Santana como diretor nacional de vendas e pós-vendas. O executivo será o responsável por comandar a nova fase de expansão das concessionárias da marca chinesa no país.
Atualmente, a Foton reúne 40 lojas no Brasil. Até o fim do ano, o objetivo é chegar a 80 pontos de vendas e abranger todas as regiões do nosso território.
Com experiência em áreas de vendas, pós-vendas, produto, marketing, pricing, customer service (CS), customer experience (CX), supply chain, Maurício tem passagens por empresas como Ford e Osten Group BYD.
Além da rede, Foton promete aumento do portfólio
Além da expansão da rede, a Foton promete investir no pós-venda. A fabricante mantém um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC), onde diz concentrar mais de 7 mil itens disponíveis para reposição.
Em 2024, a Foton também estabeleceu parceria com o Senai para realizar cursos de capacitação para as equipes de oficina da rede.
“De 2023 para 2024, fomos a marca de caminhões que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro, mais do que dobrando nosso volume de emplacamentos. Com a expansão da nossa rede e novos produtos, iremos consolidar e certamente acelerar essa evolução em 2025”, promete o novo executivo da Foton.
Atualmente, a marca vende no Brasil o caminhão semileve Aumark 315, os leves Aumark S 715 e S 916 e o médio S 1217. A marca também importa para cá o semileve elétrico iBlue.
Para o primeiro semestre de 2025, a Foton já confirmou os lançamentos da picape Tunland e do caminhão semipesado Auman 17T.