
Uma roupa robô vai dar uma mão – ou melhor, um braço e um ombro – para os funcionários do chão de fábrica da indústria automotiva. O Grupo Hyundai vai lançar comercialmente o X-ble Shoulder, que poderá ser usado na fabricação de veículos.
O equipamento foi desenvolvido pela Hyundai Motor e pela Kia’s Robotics LAB. A roupa robô foi projetada para auxiliar os trabalhadores em operações onde a linha de produção de veículos está acima da cabeça. Ou seja, onde o funcionário faz esforços excessivos com os braços e ombros.
Desta forma, segundo a montadora, o item pode aumentar a eficiência industrial e reduzir lesões dos trabalhadores. Ao vestir o equipamento, o funcionário tem uma redução de carga sobre os ombros de 60% e diminuição do esforço muscular em 30%.
Hyndai quer vender roupa robô para outras indústrias
Além da fabricação de veículos, a roupa robô terá aplicação para outros setores. Por exemplo, construção civil, construção naval, aviação e agricultura. As primeiras entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2025,
As peças usam componentes modulares e são leves, graças ao uso de material composto de carbono. Com isso, de acordo com a empresa, também são resistentes a impactos e podem ser lavadas.
O Grupo Hyundai planeja desenvolver outros tipos de roupa robô. O X-ble Waist, por exemplo, vai auxiliar os trabalhadores a erguer cargas pesadas. Já o X-ble MEX será direcionado para a reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção.
