logo

ESG

Hyundai divulga relatório ESG, com foco em reciclagem

Iniciativas incluem reciclagem de peças automotivas, metas de diversidade para quadro de funcionários e melhores práticas de governança
Author image

Redação AB

15 jul 2025

3 minutos de leitura

A Hyundai revelou recentemente o seu relatório global de sustentabilidade que detalha os esforços, conquistas e metas da empresa em ESG (meio ambiente, social e governança). A publicação acontece anualmente desde 2003.

“A Hyundai está comprometida com a mobilidade sustentável nos veículos que oferecemos e nos processos que usamos para produzi-los. Fizemos um incrível progresso na redução do impacto ambiental de nossos modelos ao longo de seu ciclo de vida, incluindo o processo de fabricação, em linha com nosso objetivo final de neutralidade de carbono até 2045”, disse o presidente e CEO da Hyundai Motor Company, José Muñoz.


Participe do #ABX25 e defina as estratégias para o futuro do seu negócio


Meio Ambiente (E)

O relatório destaca projetos de meio ambiente, incluindo iniciativas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e para melhorar a circularidade dos veículos.

Um desses projetos é o “Car to Car” que utiliza materiais reciclados de veículos em fim de vida para a fabricação de materiais para carros novos. São reciclados cinco principais itens: plástico, aço, alumínio, baterias e motores.

A iniciativa tem como objetivo internalizar tecnologias de reciclagem para garantir que as matérias-primas recicladas tenham alta qualidade e aprimorem a circularidade dos veículos.

A Hyundai também criou um conselho interno dedicado ao uso de plásticos reciclados em sua produção e como uma reposta à futura exigência da União Europeia para incorporar plástico reciclado na produção automotiva. O conselho elaborou diretrizes para padronizar o desenvolvimento de plásticos reciclados e melhorar a eficiência operacional.

Além disso, a Hyundai mantém parcerias para a criação de materiais mais sustentáveis. Em 2024, em parceria com a SK Chemical, a empresa desenvolveu seis peças automotivas com materiais reciclados e biológicos, como forros de teto e painéis de impacto.

Social (S)

Na área social, a Hyundai aderiu a iniciativas globais de cadeia de suprimentos sustentáveis: a Responsible Business Alliance, coalizão industrial dedicada à conduta empresarial responsável em cadeia de suprimentos; e à Drive Sustainability, parceria entre 16 montadoras com foco em sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Além disso, a montadora tem como meta trazer mais diversidade para o quadro de colaboradores. Até 2030, as mulheres em cargos de liderança devem representar 27% globalmente, e 15% na Coreia do Sul.

A empresa oferece ainda treinamentos de diversidade e inclusão para todos os colaboradores ao redor do mundo e a taxa de conclusão desses treinamentos deve ser de 50% neste ano.

A empresa incluiu ainda indicadores sobre questões de direitos humanos ou ética, com revisão do progresso por meio de auditorias presenciais. Até agora, foi implementado em 74 unidades, sendo 33 na Coreia e as demais no exterior.

Governança (G)

Em governança, o relatório da Hyundai detalha os esforços da empresa para fortalecer a diversidade e melhorar a transparência da tomada de decisões, o que incluiu a nomeação de novos diretores e duas novas diretoras, além da implementação de um conselho de diretores independente.

Do conselho de 12 diretores da empresa, as mulheres ocupam 4 cadeiras.  

Além disso, o relatório inclui um “Sustainability Factbook”, que apresenta tendências de três anos dos principais dados quantitativos de sustentabilidade e índices alinhados com os padrões globais de divulgação. Isso inclui a Global Reporting Initiative (GRI) e os European Sustainability Reporting Standards (ESRS).