logo

educação

Iveco aposta em projetos sustentáveis de estudantes do Senai

Montadora selecionou três projetos com soluções para caminhões que terão protótipos desenvolvidos sob mentoria de especialistas da Iveco

Author image

Redação AB

29 mai 2026

2 minutos de leitura

O Grupo Iveco selecionou três projetos criados por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, para serem desenvolvidos com especialistas da montadora e apresentados em outubro. O melhor projeto ganha uma bolsa de estudos para graduação em ensino superior.

A iniciativa é parte do Gran Prix Senai de Inovação 2026, competição nacional que estimula estudantes a desenvolverem soluções aplicáveis na indústria, com foco em economia circular e eficiência energética.

A Iveco selecionou os três projetos considerados mais inovadores. Um deles envolve peças para caminhões feitas com compósito de fibra de curauá e polipropileno. Já outro projeto consiste na criação de uma estrutura lateral para integrar baterias nos chassis. A terceira iniciativa vai recondicionar peças automotivas com impressão 3D.

O desafio teve mais de 27 mil alunos inscritos, mobilizando 1.300 escolas de todo o Brasil. O processo seletivo contou com uma competição hackathon online, que serviu de prévia para a seleção com empresas parceiras.

Estudantes terão mentoria da Iveco

Os estudantes acompanharão a construção dos protótipos dentro das unidades do Senai e terão mentoria durante três meses com especialistas da Iveco. Em outubro, os protótipos serão apresentados em um evento da montadora. Abaixo, seguem os finalistas:

1º lugar: SENAI Santos Dumont – São José dos Campos (SP)

O “Painel de Porta Eco-Modular” para caminhões é desenvolvido com compósito de fibra de curauá e polipropileno, utilizando conceitos de biomimética para garantir leveza e resistência. A solução facilita montagem, manutenção e reciclagem por meio de encaixes sem parafusos e adesivos.

2º lugar: SENAI Areias – Recife (PE)

O “Módulo Nexus” consiste em uma estrutura lateral para chassis que integra baterias, Arla 32 e combustível em uma única solução. Desenvolvido em alumínio reciclado, favorece resistência, dissipação térmica e reutilização completa ao fim da vida útil.

3º lugar: SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” – Sorocaba (SP)

A “Ecoficina” propõe o recondicionamento de peças automotivas por meio de impressão 3D e polímeros reforçados, reduzindo descarte desnecessário e contribuindo para menor consumo de combustível e emissões.