logo

diversidade

Stellantis expande Espaço Maker em escolas públicas no RJ

Laboratório de robótica e impressora 3D chega a colégio de Porto Real em iniciativa que vai beneficiar mais de 165 mil estudantes pelo Brasil
Author image

Redação AB

09 abr 2026

1 minutos de leitura

A Stellantis instalou o terceiro Espaço Maker, laboratório de robótica e tecnologia 3D, em escolas públicas no Brasil. A unidade é parte do projeto que vai beneficiar mais de 165 mil estudantes, com foco na experimentação em educação STEM.

Dessa vez, o Espaço Maker foi inaugurado na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira, em Porto Real (RJ). Esse é o primeiro laboratório da cidade e, nos próximos anos, a iniciativa deve alcançar toda a rede municipal, atendendo mais de mil estudantes.

Como é o Espaço Maker inaugurado pela Stellantis

O Espaço Maker é equipado com impressora 3D, canetas de impressão 3D, além de notebooks, tablets e outros recursos tecnológicos voltados à inovação.

Além disso, os estudantes têm acesso a kits educacionais com componentes eletrônicos e materiais de prototipagem, que possibilitam experiências em áreas como física, química, eletrônica e robótica.

A estrutura segue o conceito Maker de aprendizagem, baseado na experimentação e na aplicação prática do conhecimento por meio de atividades voltadas à montagem, programação e desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Stellantis vai instalar Espaço Maker em 200 escolas públicas

A Stellantis vai inaugurar novas unidades do Espaço Maker em mais de 200 escolas públicas em Betim (MG), Goiana (PE), Porto Real e na Argentina para beneficiar mais de 165 mil estudantes.

A iniciativa integra o Programa de Filantropia da montadora e tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública à educação STEM, abordagem que integra ciência, tecnologia, engenharia e matemática com foco em atividades práticas e experimentais.