logo

jaguar

Jaguar admite perder 85% de seus clientes no futuro

Marca diz que necessidade de conquistar novos consumidores pode afastar atuais
Author image

Redação AB

11 mar 2025

2 minutos de leitura

Cupê Type 00 tem linhas que fogem do tradicionalismo da Jaguar

A ousada estratégia de reposicionamento da Jaguar ainda repercute na indústria automotiva.

A empresa quer transmitir uma imagem mais moderna e completamente descolada com o passado. Só que muita gente não curtiu a ideia, especialmente os fãs mais tradicionais da icônica marca inglesa.

No entanto, tudo parece estar dentro dos planos de Rawdon Glover, diretor administrativo da Jaguar.

Reposicionamento deve fazer Jaguar perder maioria dos clientes

O executivo estima que a nova linha de carros elétricos da Jaguar vai custar em torno do equivalente entre € 130 mil e € 155 mil.

Essa faixa de valor excluiria 85% dos clientes atuais da marca. Ou seja, apenas 15% dos consumidores que hoje compram um Jaguar poderão adquirir os novos modelos da fabricante.

“Precisamos criar e atrair uma nova base de clientes”, afirmou Glover à revista “Auto Express”. Ele acredita que os novos proprietários serão mais jovens e com interesses bem diferentes.

No entanto, Glover frisou que a Jaguar não despreza seus clientes atuais.

“O que talvez não tenha ficado claro é que nos importamos com nossos clientes atuais. Por que você não gostaria de reter o maior número possível de sua base atual? Estou investindo muito tempo para manter nossos fãs atuais, clientes e entusiastas de clássicos nesta jornada. É algo muito importante para nós”, afirmou.

Marca teve queda de 25% nas vendas globais em 2024

Faz anos que a Jaguar não tem bons números de venda. Levantamento da “Auto Express” aponta que, nos últimos 20 anos, o melhor resultado da marca foi em 2018, quando vendeu 181 mil veículos. Naquele mesmo ano, a BMW comercializou 2,1 milhões de carros.

Em 2024, a Jaguar vendeu pouco mais de 33 mil veículos no mundo inteiro. Esse volume representou uma queda de 25% em relação aos resultados obtidos em 2023, quando a marca já não vivia um momento positivo.

O F-Pace é o único modelo produzido atualmente pela Jaguar, e só até meados de 2026. Antes disso, a Jaguar promete lançar a versão final do Type 00, carro-conceito apresentado no fim de 2024.

Venda de carros novos está suspensa, mas clientes seguem assistidos

Enquanto não faz o “relançamento” da marca, a Jaguar tomou uma decisão ousada. Suspendeu as vendas de veículos novos em diversos mercados pelo mundo, inclusive no Brasil. Apenas as unidades em estoque poderão ser comercializadas.

“Ser obstinado ajuda a nos concentrar em nossos novos objetivos. Mas precisamos continuar nos preocupando com os clientes existentes e eles terão totais condições de realizar as revisões e manutenções necessárias, inclusive nos reparos cobertos pela garantia de fábrica”, disse Glover.