
Com a turbulência vivida por uma de suas principais acionistas, a Mitsubishi parece buscar seus próprios caminhos quando o assunto é eletrificação. A montadora japonesa deve usar uma das fabricantes do iPhone para produzir uma futura linha de carros elétricos.
A informação partiu do site “Just Auto”, que diz que a taiwanesa Hon Hai Precision, empresa da Foxconn -fabricante do smartphone da Apple -, teria concordado em fornecer veículos movidos a bateria para a Mitsubishi. A gigante de eletrônicos tem uma arquitetura dedicada a elétricos desde 2020.
Mitsubishi ganharia em custo e tempo com carros elétricos
Para a Mitsubishi, a parceria seria uma forma de desenvolver de forma rápida e com custos menores uma nova linha de carros elétricos. Inclusive, já com uma cadeia de fornecedores pronta e estabelecida pela Hon Hai.
Isso em um momento delicado da aliança global com Renault e Nissan da qual a fabricante japonesa faz parte. Recentemente, a Nissan trocou de CEO global após as negociações de uma possível fusão com a Honda naufragarem precocemente.
Para a fabricante do iPhone, a parceria com a Mitsubishi também seria a oportunidade de alavancar a sua arquitetura MIH (Mobility in Harmony). A Hon Hai já revelou diversos carros conceitos elétricos e desde 2022 é dona de uma antiga fábrica da General Motors em Ohio (EUA).
Em 2021, a Foxconn mostrou sua linha de elétricos Foxtron. Em 2024, a Hon Hai ainda assinou uma joint venture com a ZF, e formou a ZF Foxconn Chassis Modules, para desenvolvimento de plataformas de veículos leves.
Porém, a gigante de tecnologia jamais conseguiu viabilizar seu veículo para produção em larga escala. Afora parcerias com pequenas montadoras de Taiwan e com a Fisker Motors – que entrou com pedido de falência em 2024 -, a Hon Hai nunca avançou com seus projetos em larga escala.
Segundo a reportagem, pelo acordo a Hon Hai vai produzir carros elétricos para a Mitsubishi em Taiwan. Os veículos seriam destinados a mercados da Ásia e Oceania, mas ainda não há definição sobre datas e prazos para o início da linha de montagem.