
O financiamento total de veículos no primeiro semestre de 2025 teve leve recuo em relação ao mesmo período de 2024. Isso graças ao segmento de motocicletas, único a registrar alta.
Os dados da B3 apontam que no primeiro semestre os financiamentos de veículos novos e usados totalizaram 3,4 milhões de unidades. O número foi 0,7% menor, ou 24 mil negociações a menos, que o observado na metade inicial do ano passado.
Garanta sua participação no #ABX25, evento que define o futuro do setor automotivo e da mobilidade
A queda só não foi maior por causa das motos. O financiamento de modelos do setor de duas rodas cresceu 4,4% na mesma base de comparação.
No segmento de autos leves, houve retração de 2,6%. A categoria que teve a maior queda foi a de veículos pesados, com diminuição de 4,6% nos financiamentos ante o primeiro semestre do ano anterior.
Em junho, cenário ao contrário no financiamento de veículos
Porém, no recorte de junho quem puxou a queda foi justamente a categoria de motocicletas. Segundo a B3, no mês o financiamento total de veículos recuou 7% na comparação com maio e a maior retração no período ocorreu na venda financiadas de motos, com -6,1%.
Ainda em junho, os financiamentos de carros leves caíram 4,7%, enquanto os de veículos pesados subiram 5,8%.
“Os resultados mostram que, diante de um cenário macroeconômico mais adverso, o mercado de financiamento de veículos continua enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento e alcançar os níveis observados no ano anterior”, afirma Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamento na B3.