logo

antigomobilismo

Museu Carde ganha novo prêmio em evento de carros antigos

Isotta Fraschini do acervo foi reconhecido pelo Concurso de Elegância de Pebble Beach

Author image

Redação AB

19 ago 2026

1 minutos de leitura

Isotta Fraschini Tipo 8A
Isotta Fraschini Tipo 8A

O museu Carde voltou a ser premiado em um dos maiores eventos de carros antigos do mundo.

O Isotta Fraschini Tipo 8A Cabriolet d’Orsay foi reconhecido pelo júri do Concurso de Elegância de Pebble Beach. O raro veículo foi o segundo colocado na categoria pré-guerra.

Isotta Fraschini se destaca em acervo de carros antigos do Carde

O exemplar exposto no museu tem o número de identificação 810 e foi finalizado em 1925 pela Carrozzeria Castagna, uma renomada encarroçadora italiana.

O veículo foi adquirido nos anos 1920 pelo empresário Henrique Lage. A intenção era presentear sua esposa, a cantora lírica Gabriella Besanzoni.

Mesmo em perfeitas condições, o Tipo 8A passou por um novo processo de restauro para alcançar o maior nível de originalidade possível.

Motor de oito cilindros e chassi cobrado à parte

O Isotta Fraschini Tipo 8A tinha motor 7.4 de oito cilindros em linha, que entregava aproximadamente 110 cv e fazia o veículo chegar aos 140 km/h.

Curiosamente, o cliente pagava apenas pelo chassi e componentes mecânicos. Era preciso arcar com os custos de elaboração da carroceria, que, neste exemplar, é conversível.