
As ações da Nissan subiram após o fundo de investimento Effissimo anunciar a compra de 2,5% do capital da montadora, na segunda-feira, 11. Os papéis da fabricante japonesa de veículos se valorizaram 20%.
SAIBA MAIS:
– Nissan diminui lucro e corta 9 mil empregos no mundo
– Nissan quer 7% do mercado com SUVs e picape anti-Toro
A Effissimo, controlada por um fundo de investimento com sede em Cingapura, não divulgou nenhum plano específico para o negócio envolvendo a Nissan. A empresa é conhecida por comprar empresas que passam por dificuldades financeiras.
Em seus canais oficiais, a Nissan não confirma a entrada do novo acionista.
Nissan prepara corte de custos
Recentemente a montadora revelou um plano de redução do seu quadro de funcionários e 20% da sua capacidade produtiva no mundo. Fora a queda nos lucros registrados no terceiro trimestre.
Em abril a Nissan já dava indícios de que 2024 seria um ano desafiador. Naquele mês, reduziu sua estimativa de lucro anual em 14,5%, citando vendas de veículos abaixo do esperado e outros fatores.
A terceira maior montadora do Japão em volume, portanto, estima lucro de 530 bilhões de ienes (US$ 3,4 bilhões), em vez de 620 bilhões de ienes (US$ 4 bilhões).
Disse, ainda, que suas vendas de veículos serão menores do que o esperado para o ano, chegando a 3,44 milhões de veículos. A projeção anterior apontava para 3,55 milhões de unidades.
