logo

picapes

Nova picape da Volkswagen se chamará Tukan

Modelo médio-compacto vai rivalizar com Toro, terá cor amarela em homenagm aos carros do passado e será produzido em São José dos Pinhais
Author image

Fernando Miragaya

03 fev 2026

3 minutos de leitura

O teaser da Volkswagen Tukan: no alto, um tucano

Que Tarok, que nada. A futura e aguardada picape da Volkswagen foi batizada como Tukan. O modelo será lançado em 2027 para brigar no segmento hoje liderado pela Fiat Toro.

Produzida em São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen Tukan integra o plano da montadora de 21 novos lançamentos para a América do Sul até 2028. O atual ciclo de investimentos contempla R$ 20 bilhões para a região – R$ 16 bi para o Brasil.

“A Tukan simboliza uma virada estratégica para a nossa marca no Brasil e reforça o papel do país no desenvolvimento de veículos da Volkswagen, valorizando a nossa engenharia e a nossa capacidade local de criar produtos com relevância regional e vocação global”, afirma Ciro Possobom, CEO e presidente da Volkswagen do Brasil.

Volkswagen Tukan e sua brasilidade

O mesmo teaser, só que com o mascote da Seleção Brasileira

Ao que tudo indica, a Volkswagen Tukan vai apelar à brasilidade – apesar de a marca falar em proposta global. O nome remete a “tucano” e o carro ainda terá uma cor com referências a tons que marcaram o Fusca.

Sim, a Volkswagen Tukan terá opção amarelo Canário – a cor do modelo das fotos. Uma forma de a marca pegar uma boa carona no patrocínio que acaba de fechar com a Seleção Brasileira, e até no Fusquinha que aparece no filme “O agente secreto”, indicado a quatro categorias do Oscar.

Tanto que o nome da Volkswagen Tukan foi revelado pela primeira vez no anúncio do patrocínio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio. E no teaser, de parte da lateral da picape, aparece o Canarinho mascote da seleção. Na outra imagem divulgada, há um tucano voando no céu.

“O nome nasce inspirado em elementos da nossa fauna local, como o tucano, uma ave nativa das Américas, única, reconhecida pela presença marcante e pelas cores vibrantes”, diz Fernando Silva, vice-presidente de vendas e marketing da VW do Brasil.

“O objetivo era encontrar um nome único, curto e forte, capaz de dialogar com diferentes culturas, soar bem em diversos idiomas e refletir a missão do produto desde sua origem”, completa o executivo.

Picape anti-Toro vai ser híbrida

A Volkswagen Tukan será produzida no Paraná sobre a plataforma MQB A0, mesma que serve de base ao Polo. A fabricante não revelou detalhes técnicos sobre o modelo.

A expectativa é de que a picape médio-compacta use o novo motor 1.5 turbo flex da família TSI e com sistema híbrido leve. O comprimento do modelo deve ficar próximo aos 4,90 m, pouca coisa menor que o da Toro. A capacidade de carga deve ficar entre 700 kg e perto de 1 tonelada.