
Em fevereiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto que implementa a tarifa zero na capital do país aos domingos e feriados. A gratuidade começou no dia 1 de março e vale para passageiros de ônibus, metrô, BRT e Zebrinhas (ônibus compactos).
Agora, já chegaram os primeiros resultados da medida, referentes ao movimento durante o Carnaval. Com a liberação das catracas, a demanda pelos ônibus cresceu 60,74% na segunda-feira (3/3), em comparação com o mesmo período de 2024, quando as passagens ainda eram cobradas.
Fluxo de passageiros e frota de ônibus aumentaram no DF
No ano passado, segundo o governo, 424.092 acessos pagantes foram registrados na segunda-feira de Carnaval. Na época, a frota tinha 1.190 ônibus. Em 2025, com o benefício da gratuidade, o número saltou para 681.688 acessos, com uma frota maior: 2.821 veículos operando, a mesma frota dos dia úteis.
De acordo com comunicado emitido pelo governo, a medida de usar a frota maior foi tomada “por precaução”, mas metade dos ônibus disponibilizados já conseguiria suprir a demanda.
Metrô da capital federal também registra maior movimento
O metrô também viu as viagens aumentarem na segunda-feira de Carnaval: foram 65.851 viagens em 2024 e 88.676 em 2025, aumento de 34,6%.
No domingo (2/3), o número de deslocamentos já havia crescido 88,4% em comparação a 2024, com 490.758 viagens de ônibus e metrô. Segundo o governo, não houve registros de vandalismo ou outras ocorrências nos veículos de transporte.
De acordo com Ibaneis Rocha, o desejo do governo é que a gratuidade seja expandida no DF.
“Vamos trabalhar para que, no futuro, o transporte público no Distrito Federal seja integralmente gratuito para toda a população”, declarou o governador na ocasião do anúncio da gratuidade.