
Agora é para valer. O Renault Group e a Geely assinaram acordos definitivos de parceria industrial e na venda de veículos no Brasil.
A fabricante francesa já havia iniciado a ponte da entrada da marca chinesa no país por meio de distribuição de veículos e operação de revendas. Agora, Renault e Geely iniciarão a parceria industrial com produção em São José dos Pinhais (PR).
Parceria industrial entre Renault e Geely acelera híbrido flex?
A parceria prevê a produção elétricos e outros de baixas emissões no Complexo Industrial Ayrton Senna, inaugurado pela Renault em 1998. O lançamento industrial, inclusive, ocorrerá formalmente no dia 17 de novembro.
Dentro da parceria industrial e de vendas, a Geely adquire participação de 26,4% na Renault do Brasil. O Renault Group, por sua vez, segue acionista majoritário.
De acordo com a parceria, na condição de acionista minoritária, a Geely passa a ter acesso à infraestrutura industrial e comercial da Renault do Brasil.
Vale lembrar que a chinesa vai lançar a opção híbrida do EX5 nesta primeira semana de novembro. E que as operações comerciais, de distribuição e serviços de financiamento da Geely por aqui continuam sob controle da Renault.
Do ponto de vista industrial, a parceria com a Geely possibilita à Renault ampliar o portfólio. A francesa vai usar a plataforma GEA da Geely, dedicada a veículos de zero e baixas emissões.
Com isso, a Renaut pode acelerar o lançamento do tão aguardado híbrido flex. Além da possibilidade de fazer veículos elétricos com a marca do losango no Paraná.
“A combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”, afirmou François Provost, CEO do Renault Group, por meio de comunicado.
“Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha”, disse Eric Li, presidente do Geely Holding Group, também em nota.