logo

Renault reduz uso de recursos naturais na produção e amplia ações sociais em 2024

Relatório ESG da montadora francesa detalha iniciativas de energia limpa e renovável, destinação correta de lixo, reaproveitamento de materiais e apoio a projetos de cunho social
Author image

Redação AB

07 jul 2025

3 minutos de leitura

Funcionários da Renault do Brasil sorrindo em frente à fábrica, representando diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

A Renault do Brasil lançou a 15ª edição do seu relatório de ESG (Ambiental, Social e Governança). Segundo o documento, no ano de 2024 a montadora ampliou suas iniciativas sustentáveis e sociais.

As ações de ESG da Renault tiveram foco no uso de energia limpa e renovável, redução de uso da água na fabricação de veículos, projeto social de economia circular e inclusão de mais mulheres em cargos de liderança.

“A estratégia de responsabilidade socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa, e isso se reflete nas diversas ações realizadas ao longo de 2024, em que reafirmamos nosso compromisso com a agenda ESG”, disse o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo.

As iniciativas da Renault dentro da agenda ESG

Meio Ambiente (E)

Lixo zero: em 2024, a Renault conquistou a certificação Lixo Zero, que atende a padrões internacionais e é homologada pelo Instituto Lixo Zero. A taxa de reciclagem e reuso dos resíduos pela montadora é de 97%.

Desde 2016, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PA), é aterro zero, com destino correto aos seus resíduos.

Redução no uso de água por veículo produzido: a empresa também reduziu em 28% do consumo de água por veículo produzido em relação ao ano anterior.

Mapeamento de biodiversidade: ainda em 2024, a empresa realizou estudo de biodiversidade no Complexo Ayrton Senna, onde 40% da área é Mata Atlântica. Foram identificados 272 animais de 60 espécies diferentes na região.

Energia limpa e renovável: a Renault também é autoprodutora em energia limpa e renovável, utilizando 100% de energia elétrica fotovoltaica para suprir toda a sua demanda operacional.

Social (S)

Mulheres na liderança: a montadora atingiu 29% de mulheres na liderança, em diferentes departamentos, o que representa 2% de aumento em relação a 2023. A Renault tem como meta global atingir 50% de mulheres em cargos de gestão até 2050.

Geração de renda e economia circular: desde 2015, a Renault destina seus descartes automotivos para o projeto de economia circular da Associação Borda Viva. O projeto transforma retalhos de estofados e cintos de segurança em acessórios de moda, como bolsas e mochilas. Em 2024, os designers da Renault criaram uma coleção especial inspirada no SUV Kardian, que foi um sucesso e impulsionou o faturamento da associação para R$ 2 milhões, valor inédito e 20 vezes maior que em 2015.

Instituto Renault: o instituto realiza ações de inclusão e segurança no trânsito que beneficiaram 53.461 pessoas em 2024. Uma dessas ações é o programa educacional O Trânsito e Eu sobre segurança no trânsito para crianças, que já impactou 270 mil estudantes. Em 2024, o programa foi lançado em formato digital em parceria com duas cidades do Paraná: São José dos Pinhais e Maringá.

Geração Futuro: Em cinco anos, o programa formou 742 jovens e adultos e tem taxa de empregabilidade de 52%. São oferecidos quatro em cursos de capacitação para jovens talentos, como curso profissionalizante em mecânica básica, módulo de tecnologia da Informação, e o módulo de comércio e atendimento ao cliente. 

Governança (G)

Selo ESG Renault: lançado em 2021, já estimulou a implementação de 10 mil iniciativas na rede de concessionárias da marca. O Selo ESG reconhece concessionárias que atendem os requisitos de responsabilidade socioambiental.

ISO 37001: certificação internacional referente à implementação de um sistema de gestão antissuborno e anticorrupção com o objetivo de prevenir, detectar e responder a essas práticas ilícitas a fim de aumentar a integridade e transparência nas operações da Renault.