
Uma nova solução promete diminuir significativamente o tempo de montagem de peças metálicas nas linhas de produção de veículos. Isso porque não usa fixadores e dispensa uma preparação prévia de chapas e perfis metálicos.
O processo foi batizado de Rivclinch e foi desenvolvido pela Böllhoff. Segundo a fornecedora alemã, o sistema promete reduzir o tempo de montagem de peças de aço, aço inoxidável, alumínio e metais não ferrosos em até 60%.
Chapas metálicas são unidas em processo a frio
Isso porque, ainda de acordo com a empresa, a tecnologia dispensa o pré-tratamento ou pós-tratamento. E também elimina a necessidade de limpeza preliminar e a remoção de resíduos, que são comuns em processos de solda.
“É possível aplicar materiais de diversas combinações e resistências mecânicas de forma ágil e sem necessidade de qualquer preparação no processo. Isso resulta em boa precisão, diminuição de não conformidades e consequente redução do custo da não qualidade”, garante Marco Pellizzon André, diretor técnico da Böllhoff Brasil.
O método de união das chapas metálicas utiliza a técnica conhecida como “clinch”, que junta os materiais por meio de conformação a frio. Desta forma, as chapas são pressionadas contra uma matriz e criam no material um ponto de fixação.
A Böllhoff diz que o processo pode ser integrado a prensas existentes, máquinas especiais ou manuais, robôs e equipamentos estacionários. E que é possível aplicar pontos de união individuais ou múltiplos simultaneamente.
