
A startup polonesa Volonaut apresentou neste mês a Airbike, uma moto voadora sem hélices capaz de flutuar a alguns metros do chão. Diferentemente dos carros voadores (eVTOLs) atualmente em desenvolvimento pelo mundo, o veículo parece ser compacto como uma motocicleta terrestre e carrega apenas uma pessoa.
Até agora, o veículo teve apenas um vídeo divulgado:
“O vídeo é tão real quanto pode ser, não tem trucagem e nada de IA”, afirmou Tomasz Patan, inventor do produto, ao site Robb Report. “[Para filmar] eu usei uma ótima câmera e operadores de drone”.
Patan foi quem fez o primeiro voo da Airbike, em maio de 2023, quando conseguiu ter um protótipo funcional após os primeiros falharem. Por enquanto, o produto tem um site oficial com algumas fotos e o vídeo, mas nenhuma indicação de preço ou data de lançamento.
Essa não é a primeira hoverbike a ser anunciada ao mercado – outros modelos, como a XTurismo e a Razor Flying Motorcycle, também chamaram atenção. No entanto, essa pode ser a primeira a realmente ser lançada ao público.
Moto voadora gera questionamentos
De acordo com a startup, o veículo será capaz de fazer 200 km/h e usará um motor especial, cujos detalhes não foram divulgados. “Quero manter algum mistério e deixar tudo mais mágico e empolgante por um tempo”, disse Patan. O veículo irá flutuar automaticamente e, por não ter cabine, oferecerá uma visão sem obstruções ao piloto.
O peso do veículo também não foi divulgado, mas a Volonaut afirma que a Airbike é sete vezes mais leve que uma moto comum “graças ao uso de materiais avançados de fibra de carbono, impressão 3D e abordagem minimalista”.

Na internet, há muitos céticos em relação à Airbike. Embora reconheça-se que o vídeo seja real, alguns notam que ele não mostra a decolagem e o pouso do veículo, que provavelmente não são verticais e exigem plataformas especiais. As informações também não dizem se a moto é elétrica, o que tem levado o público a pensar que utiliza motor de combustão. Isso implicaria em dois problemas: a baixa autonomia e o peso extra dos tanques de combustível. Além disso, há a questão do barulho que um veículo desses poderia gerar.
Patan também é o criador do Jetson One, um eVTOL para uma pessoa só que foi anunciado em 2022 e começou a fazer seus primeiros voos teste este ano. Ou seja, seu histórico mostra que suas naves são reais, ainda que tenham seus poréns. Resta saber se a Airbike conseguirá se tornar um produto viável no futuro.