
O Safety Center do Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG) estreia uma nova área para testes de carros elétricos e híbridos. A nova estrutura foi inaugurada com a presença do novo CEO global da fabricante e velho conhecido da planta mineira, Antonio Filosa.
Na nova área do Safety Center serão realizados testes de colisão para carros híbridos e elétricos dentro de padrões parecidos com os aplicados em veículos a combustão. Porém, segundo a empresa, haverá um foco nas baterias e nos sistemas elétricos.
Como funcionam os testes de carros elétricos e híbridos
Antes do crash-test, será feita uma inspeção das baterias dos veículos eletrificados. Desde análises visuais, testes elétricos e verificação de isolamento.
A Stellantis diz que os testes dos carros elétricos e híbridos terão monitoramento de aspectos como curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio. Após a colisão, passarão a ser verificados o estado do compartimento da bateria, a temperatura e possíveis gases liberados.
Os carros eletrificados avaliados seguirão, então, para uma chamada Zona de Segurança, onde continuarão serão monitorados por mais 24 horas por câmeras térmicas e registradores de temperatura conectados a sistemas online.
“O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de veículos híbridos e elétricos”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.