
A cidade de Toronto, no Canadá, cancelou os subsídios à compra de carros da Tesla. A prefeita da metrópole, Olivia Chow, foi quem tomou a decisão.
Toronto incentiva a aquisição de carros elétricos na modalidade de locação. Quem o fizer tem descontos nas taxas de licenciamento e renovação de documentos até o fim de 2029. A ideia é reduzir o nível de emissões de poluentes na cidade.
No entanto, Chow afirmou que, desde o dia 1º de março, os veículos da Tesla não são mais elegíveis a receber os incentivos.
“Os veículos de locação, como os táxis, vão ter de ser de outras marcas. Existem várias opções que podem ser adquiridas no mercado”, afirmou a prefeita à agência de notícias “Reuters”.
A medida continuará em vigor até que o impasse entre Canadá e Estados Unidos chegue a um fim. Procurada pela “Reuters”, a Tesla não quis se pronunciar.
Fim de subsídios à carros da Tesla em Toronto é ‘simbólico’
A prefeita de Toronto admitiu que o fim dos subsídios aos carros da Tesla foi tomada em resposta ao CEO da Tesla, Elon Musk, já que o bilionário é um dos nomes fortes da nova gestão de Donald Trump.
Desde o início de seu segundo mandato, em janeiro deste ano, o presidente já ameaçou anexar o Canadá e sancionou novas tarifas de importação contra produtos vindos do país.
A postura de Trump, evidentemente, enfureceu os canadenses. Vários comerciantes deixaram de comprar e vender produtos fabricados nos Estados Unidos.
“Não há problema algum se você quiser comprar um Tesla, mas não conte com as isenções para subsidiar a compra”, disse Chow.
Olivia disse que o impacto financeiro da medida não será grande. “É algo mais simbólico mesmo”, afirmou.