
A Tesla pode ser processada pela morte de um funcionário nos Estados Unidos. Os órgãos federais do país intimaram a empresa por violação de regras de segurança de trabalho no caso de um trabalhador que morreu eletrocutado em Austin, no Texas.
O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos confirmou as acusações à agência “Reuters”.
“A investigação está concluída e as intimações já foram enviadas”, disse o departamento, que não revelou possíveis falhas nos processos da Tesla.
Tesla é acusada de negligência em morte de eletricista
A OSHA (sigla em inglês para “Administração de Segurança e Saúde Ocupacional”) iniciou uma investigação imediatamente após a morte de Victor Gomez Sr.
O eletricista trabalhava como contratado na fábrica da Tesla no Texas. Um documento afirma que Gomez morreu enquanto inspecionava painéis elétricos dentro da planta.
O processo judicial acusa a Tesla de negligência, uma vez que os painéis deveriam estar desligados quando na realidade estavam funcionando normalmente.
Tanto Musk quanto a Tesla não responderam aos pedidos de entrevista da “Reuters”.
Morte não deve abalar relação de Tesla e Musk com Trump
O caso aumenta a lista de polêmicas que envolvem Elon Musk. O CEO da Tesla cobra uma revisão radical em todas as agências federais em nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Musk gastou mais de US$ 250 milhões na campanha presidencia de Trump. Como consequência, o empresário foi designado para dirigir o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental, cujo objetivo é cortar gastos e empregos dos órgãos mantidos pelo governo norte-americano.
Várias empresas de Elon Musk, como a própria Tesla e a SpaceX, atuam de forma intensa com base em contratos governamentais, subsídios e decisões políticas.
Governo teme que agência esteja defendendo Elon Musk
Greg Casar, representante do governo dos Estados Unidos, exigiu a divulgação imediata dos resultados da investigação da morte de Gomez. Existe o temor de que a agência esteja dando tratamento preferencial a Musk.
“Os norte-americanos têm o direito de saber se a Tesla e seus contratantes colocaram a vida de um homem em risco, e se a Tesla vai seguir com as regras de segurança no trabalho de agora em diante”, escreveu Greg em uma carta.
Fábrica da Tesla no Texas foi multada duas vezes em 2024
A fábrica do Texas tem 929 mil metros quadrados e é responsável pela produção do Model Y e da picape Cybertruck.
Registros da OSHA revelam que a Tesla foi multada em US$ 7 mil por outros dois casos de violação das regras de segurança em 2024.