logo

mobilidade urbana

Elon Musk leva para Dubai o Loop, túnel onde veículos elétricos andarão a 160 km/h

Via exclusiva para carros da Tesla vai transportar 20 mil passageiros por hora
Author image

Victor Bianchin

18 fev 2025

3 minutos de leitura

A Boring Company, uma das empresas de Elon Musk, anunciou uma parceria com a Autoridade de Transportes e Estradas (RTA) de Dubai para construir um túnel de 17 km na cidade. A via, chamada de Dubai Loop, não teve datas anunciadas, mas será dedicada a veículos elétricos e prevê velocidades potenciais de até 160 km/h.

Esse primeiro túnel será um projeto piloto e terá 11 estações (pontos de embarque e desembarque para carros) para transportar cerca de 20 mil passageiros por hora. Se tudo der certo, a ideia é expandir o Dubai Loop de modo que percorra todo o emirado e consiga transportar 100 mil passageiros por hora.

“Esta parceria irá explorar o uso de tecnologias sustentáveis e inovadoras para transportar passageiros com segurança e eficiência pelo sistema Loop da Boring Company”, diz o anúncio oficial.

Túnel para veículos elétricos já existe nos EUA

A Boring Company criou o Vegas Loop, um túnel similar na cidade de Las Vegas, EUA, inaugurado em junho de 2021. Ele tem aproximadamente 3,5 km de túneis operacionais, cinco estações, quatro das quais estão localizadas ao redor do Las Vegas Convention Center. O plano é expandir o sistema para um total de 86,8 km de túneis e 69 estações.

O sistema foi projetado para transportar mais de 90 mil passageiros por hora quando concluído – até o momento, o maior pico registrado em um único dia foi de 32 mil passageiros.

Os veículos operam nos túneis a uma velocidade de aproximadamente 56 km/h. Por exemplo, uma viagem de cerca de 13 km entre o aeroporto e o Centro de Convenções de Las Vegas leva aproximadamente cinco minutos.

Além das questões ambientais envolvidas, há dois grandes “poréns” sobre os Loops. O primeiro é que o serviço não é gratuito: é preciso pagar uma tarifa de cerca de US$ 10 ao utilizar o túnel.

O segundo é que apenas veículos Tesla podem circular neles. A empresa afirma que essa restrição se deve à integração com a infraestrutura elétrica dos túneis, à compatibilidade com possíveis atualizações para direção autônoma e à “visão da The Boring Company de um sistema de transporte rápido e silencioso”. Mas há preocupações sobre a privatização do espaço público.

Projeto de Elon Musk é restritivo

Além de tudo isso, vale dizer que, embora o Loop tenha sido concebido como uma via expressa, para evitar engarrafamentos, existem vários vídeos virais por aí mostrando os túneis congestionados.

Curiosamente, já existe outro projeto chamado Loop em Dubai: uma via de superfície de 93 km exclusiva para pedestres e ciclistas, com zonas de uso misto, bicicletários e muitas áreas verdes integradas.

O projeto (ainda sem data de inauguração) faz parte de uma iniciativa maior, chamada de Cidade de 20 Minutos, cujo objetivo é permitir que qualquer ponto da cidade seja acessível para qualquer cidadão com 20 minutos pedalando ou caminhando.

Essa diretriz, por sua vez, está alinhada ao Plano Diretor Urbano de Dubai 2040, que visa transformar a cidade em um ambiente mais sustentável e conectado. Um grande contraste com o que propõe Elon Musk.