
O Governo de São Paulo divulgou cronogramas para os dois novos Trens Intercidades (TIC) que vão ligar a capital a Santos (Eixo Sul) e a São José dos Campos (Eixo Leste). Segundo o site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, os estudos que definem como será a concessão, atualmente sendo produzidos, devem ficar prontos no segundo trimestre de 2026.
Desses estudos também virão os trajetos das linhas, que ainda não estão delineados. As audiências públicas estão programadas para ocorrer no terceiro trimestre de 2026, enquanto o edital de licitação ficará para o quarto trimestre daquele ano.
O leilão será no primeiro trimestre de 2027 e a assinatura do contrato, provavelmente, no segundo trimestre. Recentemente, o secretário da pasta, Rafael Benini, disse ao podcast Broadcast Político que a licitação do Eixo Oeste (São Paulo – Sorocaba) será adiantada para este ano.
São Paulo a Santos de trem em 1h30
Na região metropolitana, o TIC SP-Santos deve passar por algumas estações de metrô e depois seguir por um trajeto que pode variar entre 80 e 130 km, atravessando nove municípios.
A ideia é permitir que uma pessoa viaje da capital até Santos em 90 minutos. Espera-se que 1,8 milhão de passageiros sejam atendidos e 13 mil empregos sejam gerados.
São estudados três possíveis trajetos para o TIC São Paulo – Santos:
- Via ABC, Paranapiacaba e Cubatão
- Via Linha 9-Esmeralda, Parelheiros e Mongaguá
- Via Rodovia dos Imigrantes e Mongaguá
Já para o TIC que irá a São José dos Campos, também são estudados dois traçados, utilizando a via férrea existente, entre eles a antiga Ferrovia Central do Brasil. Ele também terá de 80 a 130 km e um tempo de viagem estimado em 75 minutos. A previsão é de que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas.